sábado, maio 29, 2004

Sucesso Global

Rock In Rio LisboaVocês repararam na grande cobertura que a Globo vem dando ao 'Rock In Rio Lisboa', proclamando seu (e do Medina) sucesso? Pois o festival parece estar a fazer tanto sucesso quanto o Governo Lula, pelo menos de acordo com a Globo, que só faz divulgar que o país está um espetáculo.

Bem, não é o mesmo sucesso que os periódicos portugueses têm noticiado. Segundo o Diário de Notícias, o público foi pífio no primeiro dia. Para vocês terem uma idéia, a tenda raízes teve somente 40 pessoas presentes. E, ainda segundo o jornal, o Afroreggae, que foi ao festival promover uma oficina de percussão, "ficaram a martelar sozinhos nos tambores".

Outro jornal português, o Jornal de Notícias, também destaca o insucesso do empreendimento de Roberto Medina na capital portuguesa. Segundo o JN, ontem, 200 funcionários foram dispensados "alegadamente por falta de público que justificasse a sua utilização, disseram alguns deles à agência Lusa.".

***

Pois você viu alguma menção a esses fatos nos jornais da Rede Globo? Ah, não?! Pois então pense qual seria o motivo. Aproveite e faça a mesma reflexão quando assistir a mais uma matéria do tipo que foi divulgada há alguns dias no Jornal Nacional. Não me lembro do texto exatamente, mas era algo como o seguinte: "Hoje foram divulgados dados do IBGE que só vieram confirmar o que já se sabia, o país retomou o crescimento e está além das expectativas".

sexta-feira, maio 28, 2004

País em desenvolvimento

Por nós (junto com China, Malásia, etc) termos ficado menos piores do que alguns outros países que também fazem parte do terceiro mundo, agora nos chamam de 'país em desenvolvimento'. Ora, quem está em desenvolvimento deveria, depois de algum tempo, ser desenvolvido. Certo?! Neste caso, errado.

É que 'terceiro mundo' já estava gasto e precisavam arrumar um termo menos depreciativo e que nos fizesse achar que, 'se sangrarmos um pouquinho mais, quem sabe não chegamos lá? Já está quase!'.

quarta-feira, maio 26, 2004

Visitem

Vocês já devem ter percebido que coloquei mais alguns blogs na coluna da direita. Hoje adicionei o 'Ruínas Circulares'. Vale a pena sua visita. Ainda existe gente interessante criando blogs.

Anti-semitismo no Brasil

De acordo com a Folha Online:

Um jornal voltado à comunidade judaica do Canadá, o "The Canadian Jewish News", divulgou em sua versão online que "um número significativo" de judeus brasileiros estão querendo imigrar para a província canadense do Québec.[...]

O motivo, teria dito Perlow, seriam as "crescentes preocupações com a situação econômica e política" no Brasil.[...]

"A comunidade vê o governo Lula como pró-palestino, em contraste com o seu antecessor Fernando Henrique Cardoso", diz o artigo[...]

Jornais brasileiros mostraram fotos de uma autoridade brasileira sendo beijada por Arafat. Ele [Perlow] diz que houve um aumento geral do anti-semitismo", continua o artigo.[...]

Pelo amor de Deus. Querer ir morar em Québec até eu quero. A situação do Brasil é preocupante, quem me conhece sabe muito bem que uma de minhas metas é me mandar daqui tão cedo quanto possível, também sabem que não tenho absolutamente nada de anti-semita, muito pelo contrário.

***

É ridículo querer ligar a imagem de Lula ao anti-semitismo. Gostaria de saber as fontes que esse jornaleco tem aqui no Brasil, pois, asneiras desse naipe, nem Brizolla, nem Mainardi falaram.

Agora, algo que realmente ofende é todo mundo que não elogia e acha o máximo a política racista e terrorista de Sharon ter que ficar afirmando que não é anti-semita. Uma coisa não tem rigorosamente nada a ver com outra. O que está acontecendo por lá é uma das maiores barbaridades que já vimos; mas , por interessar ao 'comandante', a comunidade internacional nada fará para impedir que a vergonha continue. Faz parte da atual política dos EUA segregar árabes, sendo que eles estão mais avançados que Sharon nesse aspecto, pois já tem seus campos de concentração, como em Guantanamo.

Pedidos rápidos

Acabou, há pouco, mais um magnífico programa eleitoral do prefeito César Maia. Não é gratuito, nem de televisão ou rádio; trata-se de uma obra de recapeamento do asfalto da avenida que passa aqui em frente. Começou às 0h30. Tudo que é tipo de equipamento que você possa imaginar que faça muito barulho foi devidamente usado. Enfim, como já se faz tarde e logo mais não posso acordar muito tarde, serei bem breve. Ultimamente tenho feito duas orações para Santo Expedito:

- Que deixem o público optar entre Kabul ou Falujah para o próximo destino da 'viagem da volta ao mundo' do Zeca Camargo, por favor;
- Que façam uma lei proibindo toda e qualquer veiculação (principalmente ao vivo) do hino nacional cantado pela Fafá de Belém, por favor, eu imploro!

Agenda de filmes

Ando com pouco tempo para muito filme. Tenho que ver 'Diários de Motocicleta'. Verei 'Valentin' e Kill Bill Vol.1. Aliás, que ódio isso... só resolveram passar aqui nas terras tupiniquins o primeiro Kill Bill porque o segundo está sendo exibido agora nos principais países do mundo com grande sucesso. Ou seja, se não tivesse havido o segundo, talvez jamais tivessemos acesso ao primeiro. Confesso que estou um tanto quanto receoso de ver esse filme. A começar que não gosto do Tarantino, muito menos de filmes 'desenho animado' ou 'mortal kombat'. Pessoas por quem eu tenho algum respeito já me afirmaram que não é nada disso e que o filme é ótimo. Veremos...

***

Ultimamente me emprestaram alguns filmes excelentes. 'O Crime do Padre Amaro', 'Vanilla Sky', 'O Filho da Noiva' e 'As Nove Rainhas'. Destaque para esses últimos dois, muito bons. Se puder, alugue e veja. Nove Rainhas é quase uma versão 'mudérna' do clássico 'Golpe de Mestre'(The Sting), mesmo jeitão. Verdade que não chega aos pés do bom e velho 'Golpe de Mestre', com Robert Redford e Paul Newman, na época em que eles ainda nem sonhavam em ser velhos.

Fato é: qualquer bom filme me tira de qualquer aula da faculdade. A sensação é sempre a mesma: estou ganhando muito mais na cadeira do cinema do que naquela sala de aula. Com uma boa companhia então, o filme nem precisa ser bom, qualquer filme já é melhor! E isso vale para livros também, qualquer bom livro é melhor do que qualquer uma daquelas aulas bitolantes.

Feliz ano novo

fogos


Não, apesar de todos os pesares, perspectiva de emprego fora daqui, coração dominado, problemas na faculdade, enfim, apesar de...Ah, pera, não posso me esquecer, apesar do Maluf se candidatando novamente à prefeitura de São Paulo, eu ainda não tive um colapso e achei que 2004 acabou. Desejo-te feliz ano novo, pois, a partir de hoje, querido brasileiro, finalmente o ano começou para você. Passaste a trabalhar para ganhar o teu dinheiro. Até hoje estavas trabalhando para encher os cofres dos governos. Pois é, a carga tributária aqui passa dos 40%.

Ainda bem que os impostos são altos, mas nossos serviços públicos -saúde, educação, transporte, etc- são de primeira. Pelo menos!

sexta-feira, maio 21, 2004

Mais fotos de torturas no Iraque

Da Folha Online:

[...]O "Washington Post" publicou nesta sexta-feira em seu site uma nova série de fotografias e vídeos dos abusos, em que aparecem prisioneiros nus, encapuzados e algemados sendo golpeados, amontoados ou obrigados a adotar posturas obscenas e a se masturbar.

O jornal disse que um dos vídeos mostra cinco presos nus e encapuzados, colocados contra a parede e se masturbando na escuridão, com dois outros detentos encapuzados encolhidos a seus pés.[...]

Donald Rumsfeld assumiu que há fotos e vídeos muito piores do que os que já foram divulgados. Se todas as imagens fossem divulgadas já, muito provavelmente Rumsfeld cairia devido ao grande choque que sofreria a população. Mas o governo optou por não divulgá-las. Com isso, a oposição ganhou a maravilhosa oportunidade de ir divulgando as fotos (prometendo sempre ter uma 'pior') aos poucos, para não deixar o assunto esfriar. E vai assim até as eleições. Quanto mais perto das eleições, mais violentas serão as imagens. Pode ser que não divulgando tudo de uma vez, o governo tenha conseguido preservar Rumsfeld; mas se a oposição souber usar essas fotos, será uma excelente arma para derrubar Bush nas eleições.

quinta-feira, maio 20, 2004

Israel mata 24 para 'dispersar' passeata

RafahMuito interessante a tática usada por Israel para dispersar uma passeata de palestinos em Rafah. Um helicóptero e um tanque atiram, matam 22, ferem outras dezenas e a passeata acaba. Rápido e eficiente. Sem aquela chatice de tropa de choque.

Quase tão brilhante quanto o bombardeio que os EUA fizeram no Iraque, matou cerca de 40 pessoas (incluindo várias crianças). Tratava-se de uma festa de casamento. O pentágono insiste que eram terroristas. Deve ter sido a CIA quem passou essa informação.

***

Falando em Iraque, um fato que vem me deixando encucado: os EUA promoverão eleições no Iraque dentro de aproximadamente 20 dias, para escolher o novo presidente daquele país. Ora, muito bom. Se não bastasse que todos os candidatos são marionetes americanas, o governo Bush tem moral pra garantir a integridade de alguma eleição, depois do que fizeram nos EUA? Eu hein.

terça-feira, maio 18, 2004

O Rio de Janeiro continua lindo...

Rio 2012No domingo, estive com uma importante figura do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) que me disse o seguinte: "Se eliminarem logo quatro cidades nesta terça, será o melhor dos mundos para nós.". Hoje pela manhã o COI (Comitê Olímpico Internacional) descartou a possibilidade do Rio de Janeiro sediar os jogos olímpicos de 2012. Havana, Istambul e Leipzig foram as outras três cidades eliminadas. Moscou, Paris, Nova York e Madri continuam na briga.

Muita pretensão querer competir com essas outras, não?! Mesmo o pan-americano de 2007 eu só comecei a achar que não será um vexame, depois que vi o de Santo Domingo.

O grande argumento do Rio era que aqui os jogos poderiam ser realizados todos em uma única cidade, em um raio máximo de 20 quilômetros. Fato. Porém esqueceram-se de falar na propaganda que também é a única cidade (das que concorriam) em que, em qualquer um dos 20 quilômetros que você esteja, há um sério risco de ser os últimos jogos olímpicos de sua vida...

Ainda bem!

Já estava começando a ficar encucado com algumas coisas. Ainda bem que Tutty Vasques colocou tudo em pratos limpos, em sua coluna no site no mínimo:

De uma vez por todas, o Lula não bebe, o Maluf não tem conta no exterior, o senador Antero Paes de Barros não bate na mulher, o Botafogo não vai cair para a segunda divisão e está tudo bem com Maradona.

segunda-feira, maio 17, 2004

Um brinde para comemorar!

O IBGE divulgou hoje dados relativos ao crescimento industrial. É positivo, uma rodada por conta do companheiro Inácio!

A aceleração do ritmo produtivo, observada nos índices nacionais, na passagem do quarto trimestre do ano passado (1,9%), para o primeiro trimestre do corrente ano (5,8%), se refletiu na maioria (12 dos 14) dos locais pesquisados.[...]

Em relação aos resultados de março, frente a março de 2003, o quadro também é de crescimento generalizado, uma vez que todas as regiões registram expansão. Amazonas (33,0%), Pernambuco (18,4%), Paraná (16,2%), Ceará (15,7%), São Paulo (12,7%) e Santa Catarina (12,5%) assinalam acréscimo acima da média nacional (11,9%). Nos demais locais, os aumentos oscilaram entre 11,4% e 1,8%: Bahia (11,4%), região Nordeste (11,2%), Rio Grande do Sul (10,5%), Goiás (7,2%), Espírito Santo (5,7%), Minas Gerais (3,5%), Rio de Janeiro (2,2%) e Pará (1,8%).

A divulgação na íntegra (em PDF) você encontra aqui.

***

Como nem tudo são flores, hoje a bolsa despencou 3% e o dolar subiu, sendo cotado agora a mais de R$3,12.

***

Ah, sim... como ia me esquecendo? No mesmo dia em que Colin Powell confessou que as informações que prestou ao Conselho de Segurança da ONU foram 'inexatas', os EUA dizem ter 'achado' arma de destruição maciça no Iraque. Qual, quanto? Ora, o arsenal Iraquiano até agora trata-se de um cartucho de artilharia que explodiu próximo a um comboio americano e que conteria gás sarin.

Segundo o jornal Público (Português), Powell lamentou ter percebido que as informações que passou não condiziam com a realidade, mas disse estar de consciência tranquila, já que a sua apresentação no Conselho de Segurança "baseou-se na melhor informação que lhe foi transmitida pela CIA".

Dois cometas no céu

Vi a manchete no UOL e fui ver do que tratava a matéria. É podre, astrologia do inicio ao fim, diz como a passagem dos cometas alterará a vida das pessoas etc. Mas tem uma parágrafo interessante:

Desde o início do mês que o NEAT e o LINEAR estão presentes no firmamento, mas a sua observação estava dificultada pela Lua. No dia 17, o LINEAR estará com magnitude (brilho) máxima, sendo facilmente visível, na direção da constelação de Erídano, próximo ao horizonte, logo após o pôr-do-sol. No dia 20, ambos poderão ser vistos com relativa facilidade, o NEAT na constelação de Câncer e o LINEAR na constelação da Lebre, separados cerca de 70º um do outro, sobre o horizonte Oeste-Norte. Para uma melhor observação, é recomendável afastar-se das luzes urbanas e, embora seja possível vê-los a olho nu, é sempre bom usar binóculos.[...]"

cometaO único cometa que eu consegui ver foi um que passou há uns 4 ou 5 anos. Lembro que vi em Brasília, lá era ótimo pra ver na época. O Halley é um capítulo à parte na minha vida. Aquilo me causou um trauma! Mas essa história fica pra outro dia...



sexta-feira, maio 14, 2004

A tortura continua

Segundo Tutty Vasques, no site No Mínimo:

A visita surpresa de Donald Rumsfeld a Abu Ghraib foi interpretada pelos prisioneiros iraquianos como uma nova técnica de tortura.

CIA e sua visão de raio x

CIAA agência de inteligência dos Estados Unidos (perdoem-me a contradição do termo) revelou ontem que o sujeito que decapitou o americano Nicholas Berg era Musab al-Zarqawi, o 'árabe safado' da vez, cuja cabeça está valendo 10 milhões de dólares.

Como o criminoso estava encapuzado, creio que a CIA usou o mesmo equipamento de Raio X utilizado para detectar as armas de destruição em massa iraquianas que foram apresentadas no conselho de segurança da ONU pelo secretário de estado dos EUA.

Jornal da Globo ratifica: tráfico vale a pena

O Jornal da Globo desta madrugada exibiu uma reportagem no mínimo intrigante. Volta por cima era o título. Falava de um ex-usuário e traficante de drogas que 'se recuperou' e hoje é 'do bem'. Mas o que vi foi um sujeito chamando a todos nós de otários.

Trata-se de João Guilherme Estrella: um 'garoto Zona Sul' que nos anos 80 entrou para o mundo das drogas como usuário e, logo a seguir, como traficante, um dos maiores da região. Segundo a reportagem, o traficante chegava a movimentar 30 mil dolares em um mês e fez três grandes operações de envio de cocaína para a Holanda. João Guilherme foi preso em 1995 e, pasmem, ficou dois anos preso em um manicômio judicial -para tratar-se da dependência química. Hoje, está livre, leve, solto e rico. A reportagem diz que João Guilherme deu a volta por cima, está voltando a sua carreira de músico e lançou um livro contando sua história.

Isso foi uma apologia ao tráfico? Sinceramente, quantas vidas esse sujeito destruiu (ou contribuiu diretamente para isso)? Aliás, esse é um dos maiores erros que eu vejo no nosso sistema judicial. O sujeito ganha dinheiro de forma ilicita por décadas, um dia é preso, fica dois anos em um 'manicômio judicial' e depois volta a desfrutar do dinheiro. Ora, para a sociedade seria muito mais proveitoso que esvaziassem o cofre do rapaz do que prendê-lo por dois anos. É evidente que é uma teoria que se torna muito difícil de ser aplicada; mas tem de ser perseguida.

Que filme clássico você é?

Vi no Vergonha e resolvi também fazer essa bobagem. O resultado foi esse:

quinta-feira, maio 13, 2004

Enquanto isso...

Enquanto toda semana o noticiário é sobrecarregado de escândalos com o Governo Federal, escândalos esses inflamados dentro do próprio palácio, o espetáculo do crescimento não começa...

Honra da nação atingida

Essa foi a justificativa (para americano ver) para a cassação do visto do jornalista Larry Rohter, do New York Times.

A sua honra é mais atingida quando dizem que o presidente do seu país é um pinguço, ou quando seu país expulsa uma pessoa que se expressa de forma irresponsável sobre seu presidente?

Briga de bêbado

No final da noite de terça-feira, o presidente Lula tomou a decisão de cassar o visto do jornalista Larry Rohter, autor da polêmica matéria, publicada no New York Times, que informava haver uma preocupação nacional com as bebedeiras do presidente.

Já falaram que Rohter escreveu a matéria na praia, no Rio de Janeiro. Provavelmente depois de tomar algumas caipirinhas. Lula, por sua vez, convocou uma reunião e, mesmo com todos desaconselhando que ele tomasse tal atitude, o presidente resolveu cassar o visto do jornalista e, por consequência, decretar sua 'expulsão' do país. Reunião marcada por socos na mesa, palavrões, etc. Só podia estar bêbado também.

Pergunto: pra que a reunião, se Lula já tinha tomado a decisão?

***

A matéria já tinha sido divulgada, as insinuações sobre o gosto do presidente por álcool seriam feitas a partir de então. O presidente havia conseguido a solidariedade dos líderes no congresso, por meio de uma carta assinada por todos, mesmo os da oposição. O Itamaraty iria se encarregar de tentar uma retratação no jornal ou coisa do gênero... o assunto já começava a sair da mídia. Mas o presidente parece que não gosta que os problemas saiam menos do que entraram no Palácio do Planalto. Resolveu chamar a atenção de todos os países e orgãos de imprensa para o caso. Agora o país vai pra lista dos países onde a liberdade de imprensa é limitada, e nosso presidente, que já tinha a imagem intimamente ligada a de Fidel Castro e Hugo Chavez, agora também tem atitudes parecidas com as deles...

***

Este fato foi uma vergonha e perigosíssimo. Se houvesse alguma lei que permitisse o presidente a expulsar/prender jornalistas que falassem asneiras a seu respeito, tal como fez Larry Rohter, será que Lula resistiria a calar a voz deles todos? Foram pesquisar lá no fundo do baú para achar uma lei, da época da ditadura, para cassar o visto de Rohter. Ainda bem revogaram o AI5...

domingo, maio 09, 2004

Um brinde ao governo!

Lula Brinde


O repórter Larry Rohter escreveu uma matéria para o New York Times dizendo que os brasileiros estão preocupados com as bebedeiras de Lula:

[...]The president has often stayed out of the public eye and left his advisers to do most of the heavy lifting. That has spurred speculation that his apparent disengagement and passivity may somehow be related to his appetite for alcohol.[...]

Though political leaders and journalists are increasingly talking among themselves about Mr. da Silva's consumption of liquor, few are willing to express their misgivings in public or on the record. One exception is Leonel Brizola, the leader of the leftist Democratic Labor Party, who was Mr. da Silva's running mate in the 1998 election but now worries that the president is "destroying the neurons in his brain."[...]

"I've got a piece of advice for Lula," the gadfly columnist Diogo Mainardi wrote in late March in Veja, the country's leading newsmagazine, reeling off a list of articles containing such references. "Stop drinking in public," he counseled, adding that the president has become "the biggest advertising spokesman for the spirits industry" with his very conspicuous consumption of alcohol.[...]


O texto é bem extenso, mas creio que já deu para dar uma idéia de como a argumentação é séria. Um jornalista que apoia seu texto em declarações de:

Leonel Brizolla - Só mesmo no exterior para esse sujeito ainda ter um pingo de credibilidade, pois aqui sabemos que não se pode levar a sério o que esse senhor escreve.

Diogo Mainardi - Gosto dele; mas é sabido que é um causador de polêmica 'brincalhão'. Ele mesmo sabe que fala as coisas de forma exagerada, a fim de gerar controvérsia.

Claudio Humberto - Chocante esse dito cujo ter espaço em um jornal -ainda que seja no DIA. Ex-porta-voz de Collor, sabidamente uma das figuras mais baixo-nível que já ocupou essa função.

O texto ainda traz uma série de gafes cometidas pelo presidente, deixando a entender que teriam sido causadas pelo excesso de álcool.

***

Olho RoxoA intenção da reportagem é claramente maldosa, querendo fazer parecer que Lula é um bebum irresponsável. Todos sabemos que o presidente é, de fato, chegado em um (como diria Antonio Carlos, o Mussum), mas daí a dizer que ele 'governa embriagado' é demais. Vale lembrar que não foi ele quem apareceu com a cara roxa por ter caído após ter se 'engasgado com um pretzel'.

***

Clique aqui para acessar a matéria na íntegra -é necessário se cadastrar (de graça) na página do jornal.

sábado, maio 08, 2004

Tortura não; má conduta

Rumsfeld e seus generais não usam a palavra 'tortura', numa última tentativa de desmentir as imagens (e vídeos, que soubemos ontem que existem). Só se fala em 'má conduta', 'maus tratos', 'abusos', etc. A palavra tortura não é usada. Deve haver um motivo...

Assistindo ao bate-papo que o secretário de defesa americano teve ontem com os senadores me fez, mais uma vez, ficar muito intrigado com uma coisa: por que diabos Guantanamo já não é motivo mais do que suficiente pra tirar Rumsfeld (no mínimo) do governo? Como pode um Estado que diz lutar pela causa dos direitos humanos assumir que criou um lugar no mundo onde não valem os direitos civis americanos nem a convenção de Genebra (a qual Rumsfeld diz que estão respeitando no Iraque)? Como pode um Estado que diz fazer uma guerra para libertar uma nação de um ditador sanguinário assumir que não cumpre os direitos humanos com seus prisioneiros em Guantanamo?

***

Rumsfeld falou diversas vezes que estão politizando a questão dos 'abusos' ocorridos no Iraque. Esta guerra não é uma questão política? Militar não foi; tanto que nem ele mais fala em 'armas de destruição em massa', 'ligação Saddam Al-Qaeda' etc. Se fosse uma questão de segurança nacional, essa balela até poderia ser alegada; mas ficou tão evidente que a guerra foi feita com objetivos políticos, como um plano político para dominar aquela região, dar uma resposta para o povo americano pelo 11 de setembro etc. Eu hein...

sexta-feira, maio 07, 2004

Teste de alinhamento político

Political Compass


Nunca tive paciência pra ficar divulgando (muito menos para fazer) esses testes que existem pela Internet. Mas achei esse do site Political Compass razoavelmente interessante.

Está bem, eu também não creio em 'testes da VEJA'; mas isso aí é pra quem está sem nada pra fazer mesmo... Ah, o ponto vermelho na figura é o resultado do teste que fiz.

Só 26% querem que Rumsfeld continue

Pesquisa CNN


Resultado parcial da pesquisa online da CNN mostra que 46% desejam que o próprio secretário de defesa dos EUA renuncie ao cargo; 28% desejam que o presidente George W. Bush o demita e outros 26% desejam que ele permaneça no cargo. A situação está se tornando insustentável.

Governadora de R$1

Ontem o Bruno Trezena estava conversando comigo pelo MSN (indignacao_total@hotmail.com) e comentou que após o restaurante, o hotel e as farmácias de R$1, agora nossa Governadora também vai inaugurar a feira a 1 real.

Gosto da medida e acho que ela deveria ser expandida. Votos a 1 real, Igrejas a 1 real, para que pudessem entrar na corrente dos 318 apenas com um real, etc.

quinta-feira, maio 06, 2004

The Economist pede a renúncia de Rumsfeld

The Economist


Uma das mais respeitadas revistas americanas, The Economist, chegará às bancas com essa capa. Melhor? Só se fosse pedindo a renúncia de Bush.

Não tenham dúvidas que Rumsfeld não servirá de fusível, ainda que essa possa ser a intenção da Casa Branca. Digo isso principalmente depois que o presidente americano deu um puxão de orelha público em Rumsfeld, por ter sabido das torturas pela imprensa. Coitado de George W. Bush, tão mal informado, tão ingênuo...

Fato é que Rumsfeld está prestigiado, e caso ele saia, vai ser muito difícil tentar convencer o mundo de que Bush não sabia das coisas que seu secretário de defesa sabia...

Censura na 'Terra da democracia'

A Disney, proprietária da Miramax, disse que não vai distribuir o filme 'Fahrenheit 9/11', de Michael Moore, nos EUA, por entender que não é do interesse de nenhuma grande corporação se envolver em batalhas políticas. Nunca é demais lembrar que a Disney foi muito beneficiada com o programa de cortes de impostos de Bush e que o governador do Estado da Florida (muito criticado no filme) é irmão do atual presidente dos EUA.

Tio SamMas executivos da Miramax já declararam que estão à procura de alguma outra distribuidora para distribuir o filme nos EUA, obviamente repartindo os lucros.

Diga-se de passagem, George W. Bush vem conseguindo destruir o maior símbolo dos EUA: o de ícone da democracia. Os prisioneiros de Guantanamo, sem acusações oficiais contra eles e sem que tenham direito a advogados; e os crimes de tortura ocorridos no Iraque agora exibidos pela imprensa mundial são golpes muito duros à credibilidade dos EUA diante de todo o mundo.

Muito interessante lembrar que propuseram impeachment ao ex-presidente Bill Clinton por ele ter mentido a seu país quando disse que não havia feito sexo com a estagiária. Depois ficou aquela discussão se sexo oral poderia ser considerado sexo ou não. Agora, não se vê -caso haja, a imprensa americana não divulga- uma mobilização similar contra o presidente, nos EUA, por ter mentido escandalosamente para o povo; desde sua vitória mentirosa nas eleições, passando pela associação que Saddam teria com a Al-Qaeda (esquecendo-se que os EUA era sócio de ambos!) até a vexaminosa história das armas de destruição em massa. Lembram-se de Colin Powell provando, por meio de fotos de satélite, onde se afirmava que um ponto era um caminhão carregado de armas químicas, para o conselho de segurança da ONU que o Iraque tinha um enorme arsenal de armas proibidas (para o Iraque, pois os EUA e seus aliados têm de montão!)? Pois é, por que não mandam o sr. Powell pra Guantanamo também? Ou ele mentiu em nome 'de um bem maior', assim como Bush vem fazendo convencido pelo senhor Cheney?

Banqueiros (do bicho) derrotam Governo no Senado

BingoEstá tudo liberado! Ontem foi arquivada a MP que proibia os bingos e caça-níqueis no país, após uma longuíssima, tumultuada e apertada votação no Senado. Votação essa que gerou momentos dignos de filme de pastelão. Voltam os caça-níqueis, os bingos, a lavagem de dinheiro. Volta também o dinheiro ilegal para financiar as campanhas para a eleição municipal. Já pela noite, o jogo estava de volta, os caixas de campanha já voltaram a engordar ao som das moedas dos caça-níqueis.

O Governo perdeu a votação por um só voto de diferença. Perdeu porque não quis se desgastar mais no assunto Waldomiro Diniz, não quis negociar uma vírgula sequer da MP; mesmo com a oposição implorando quase de joelhos para que houvesse negociação. Os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Arthur Virgílio (PSDB-AC), entre outros, foram explícitos em seus discursos na tribuna: 'mudamos nossa posição caso o governo negocie'.

O melhor para o país realmente seria que a medida fosse aprovada e transformada em lei sem nenhuma espécie de negociação, mas nem sempre o melhor é o possível. Ainda assim, caso o Governo realmente se negasse a negociar, ainda assim haveria como aprovar a MP; mas não se esforçou nem um pouco para isso. Senador Mercadante, por exemplo, que é uma das mais importantes figuras governistas no Congresso, estava no enterro de seu ex-sogro. A medida foi reprovada por um voto de diferença. É uma questão a se pensar: até que ponto os problemas particulares são mais importantes do que aqueles que afetarão a nação como um todo caso você se omita a respeito deles?

E mais, não se negocia no 'bater do martelo'. Isso já era para estar acertado, caso assim fosse interesse do Governo, faz tempo. A crise Waldomiro já estava suficientemente esquecida, graças a essa MP; o mais importante já estava feito.

Enfim, Waldomiros, mãos a obra, tem eleição pela frente!

***

Em tempo, não pensem os senhores que os donos dos bingos e caça-níqueis não processarão o Governo por terem ficado tanto tempo sem poder operar. Felicidade pro Governo Lula que a justiça é lentíssima e, até essa conta ser paga, muito provavelmente não estarão mais no Planalto.

quarta-feira, maio 05, 2004

Propaganda enganosa

GilletteEstava a ler (homenagem) um post do blog de nodoas sobre um comercial que a Dove fez com mulheres gordas de lingerie. O comercial citado diz que vender produto com Top Model qualquer um faz, ou algo do gênero. Uma das autoras lembrou muito bem de comerciais de depiladores: quando vão usar mulheres que realmente têm pêlos? Vou mais além: quando usarão homens com barba em comerciais de barbeador?


Vocês mulheres têm noção do quão irritante é ver aqueles caras passando a gillette e a pele ficando igual a uma bunda de neném? Vocês sabem quando aquilo acontece? quando já barbearam e escanhoaram o dito cujo umas trinta e cinco vezes antes de passar aquela espuminha safada ali na cara dele -para esconder a pele já lisa.


Juro pra vocês que nunca consegui entender como aquilo ali não fica configurado como propaganda enganosa.

Falando do 'Blog de Nodoas', vale a pena sua visita. Um blog de sete moças de Portugal, bastante divertido. E esta propaganda não é enganosa.

De cara nova

Como você já percebeu, o visual da página mudou. Não muito, é verdade. Mas é o máximo que minha criatividade visual atinge.
Agradeço ao Kirk, que me deu uma ajuda final.

***

Enquanto isso, na sala da justiça...

Nossos queridos senadores estão votando a medida que proibi jogos de bingo, bem como os jogos 'caça-níqueis'. Lamentavelmente, a medida não vai passar. É por aí mesmo, já está mais do que na cara de todos que os bingos estão intimamente ligados à lavagem de dinheiro e aos bicheiros; mas nossos queridos senadores estão mais preocupados com seus acordos políticos.