quinta-feira, maio 06, 2004

Banqueiros (do bicho) derrotam Governo no Senado

BingoEstá tudo liberado! Ontem foi arquivada a MP que proibia os bingos e caça-níqueis no país, após uma longuíssima, tumultuada e apertada votação no Senado. Votação essa que gerou momentos dignos de filme de pastelão. Voltam os caça-níqueis, os bingos, a lavagem de dinheiro. Volta também o dinheiro ilegal para financiar as campanhas para a eleição municipal. Já pela noite, o jogo estava de volta, os caixas de campanha já voltaram a engordar ao som das moedas dos caça-níqueis.

O Governo perdeu a votação por um só voto de diferença. Perdeu porque não quis se desgastar mais no assunto Waldomiro Diniz, não quis negociar uma vírgula sequer da MP; mesmo com a oposição implorando quase de joelhos para que houvesse negociação. Os senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Arthur Virgílio (PSDB-AC), entre outros, foram explícitos em seus discursos na tribuna: 'mudamos nossa posição caso o governo negocie'.

O melhor para o país realmente seria que a medida fosse aprovada e transformada em lei sem nenhuma espécie de negociação, mas nem sempre o melhor é o possível. Ainda assim, caso o Governo realmente se negasse a negociar, ainda assim haveria como aprovar a MP; mas não se esforçou nem um pouco para isso. Senador Mercadante, por exemplo, que é uma das mais importantes figuras governistas no Congresso, estava no enterro de seu ex-sogro. A medida foi reprovada por um voto de diferença. É uma questão a se pensar: até que ponto os problemas particulares são mais importantes do que aqueles que afetarão a nação como um todo caso você se omita a respeito deles?

E mais, não se negocia no 'bater do martelo'. Isso já era para estar acertado, caso assim fosse interesse do Governo, faz tempo. A crise Waldomiro já estava suficientemente esquecida, graças a essa MP; o mais importante já estava feito.

Enfim, Waldomiros, mãos a obra, tem eleição pela frente!

***

Em tempo, não pensem os senhores que os donos dos bingos e caça-níqueis não processarão o Governo por terem ficado tanto tempo sem poder operar. Felicidade pro Governo Lula que a justiça é lentíssima e, até essa conta ser paga, muito provavelmente não estarão mais no Planalto.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial