segunda-feira, abril 26, 2004

Pérolas da modernidade

Sempre ouvi com certo ar de superioridade juvenil quando meus parentes tinham crises de saudosismo e desprezo pelas novidades. Quem nunca ouviu a avó falando que feijão bom mesmo era o do forno à lenha; ou então que pipoca de microondas não é a mesma coisa que a feita na panela?

Pior ainda é quando botavam em questão a utilidade das coisas mais novas, deixando entender que eram seres superiores e, portanto, não precisariam dessas facilidades para viver, não roubavam da vida. Lembra-se quando veio o celular? Pra quê isso –perguntava meu pai? Até hoje todos viveram tranqüilamente sem esse troço. Hoje em dia ele não desgruda do dele. Certamente o amigo leitor já se lembrou de vários outros casos similares, como o home banking etc.

Ontem, eu me vi nessa mesma posição de estar chocado com tamanha inutilidade. Estava assistindo ao Fantástico quando de repente apareceu uma moça na tela e mamãe começou a rir.

- Gente, que mulher estranha!
- Por que estranha, mãe –perguntei?
- Olha, não sei, mas é estranha!
- Porra, ela é virtual! –pacientemente meu pai tentou esclarecer.
- Ah, então é com ela que você fala no computador, meu filho?
- Não, mãe, aquelas pessoas existem.
- E essa não?
- É virtual, porra!
- Não, né, mãe? É feita por computador.
- Sério? Bem que eu tava desconfiada que boca estranha assim só a Marta Suplicy tem! Eu falei que ela era estranha!
- Porra, ela é virtual! –última tentativa.
- Mas não é com ela que você fala no Internet?
- Não, mãe, aqueles são meus amigos, que quando não estou com eles, às vezes nos falamos pela Internet.
- E por que simplesmente não pega o telefone e fala o que tem que falar?
- Isso eu nunca entendi! Por que não fala com as pessoas o que tem que falar quando está com elas?! –perguntou meu pai.
- Enfim, gente, não é essa a questão. Aquelas pessoas existem. Essa mulher aí não.
- E qual o objetivo dessa mulher estar aí?! Será que não tinha como fazer alguém com uma boca melhorzinha? –minha mãe já indócil

Pronto! Pra que aquela mulher virtual estava apresentando o Fantástico?

- Não ganha salário, não reclama e não tem direitos na hora de ser mandada embora. –falou o chefe da casa.
- Não tem TPM, não engravida, não tem filhos, marido, nem corre o risco de se envolver em escândalos.
- É, mãe, também não corre o risco de dizer no ar que ballet é coisa pra veado ou ser pega comendo bombom!
- É mesmo, né? O Vanucci foi pro ar comendo bombom! E olha que ele, de tanta plástica que já fez, está quase mais virtual que essa moça aí!
- Vanucci não é aquele que era ‘speaker’ e sofreu um acidente de carro e agora não fala mais? –papai sempre atualizado.
- Não fala bobagem, meu bem! Aquele era o Gerson Brenner! E esse Zeca Camargo, hein? Ele não era DJ daquela rede nova...a...MTV?
- Isso, mãe, ele era VJ da MTV, mas já está há muito tempo na Globo.
- Muito tempo nem Fantástico tinha; era Repórter Esso e já era ruim!
- Está bem, pai, estou falando coisa de pouquíssimos anos atrás então.
- Será que essa moça vai entrar no lugar dele?
- Não, mãe, ninguém vai entrar no lugar dele. Ele e o Chico Caruso têm o mesmo santo lá dentro. Ninguém gosta deles, mas eles estão lá.
- Mas então pra que botaram essa mulher lá? Isso está parecendo obra daquele Hans Donner!
- É pra mostrar como a Globo está atualizada com as babaquices da modernidade. –concluiu papai.

Pois é, confesso que agora faço parte do mesmo grupo que não entende as novidades, pois fico com a explicação dada pelo velho. Fez-me lembrar também das animações que são inseridas nas transmissões de jogos de futebol, como mascotes pulando na torcida, etc. Só o Galvão acha isso 'um barato'.

***

Para descontrair sua segunda-feira, antes de você fazer o seu yoga matinal:

   Graças a Deus!

     Maradona já está cheirando sem ajuda de aparelhos. O craque respira normalmente.


O gracejo faz parte da coluna do Tutty Vasques no excelente 'site' No Mínimo -que já foi pra lista de recomendados. Vale a pena visitar. Conta com ótimos colunistas como Marcos Sá Corrêa, Augusto Nunes, Villas-Bôas Corrêa, o próprio Tutty Vasques etc.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial