segunda-feira, abril 19, 2004

Eucalipto no prato do trabalhador

Primeiro ponto a acertarmos: não existe essa história de Lula e Governo Lula serem coisas diferentes. Não são. No governo passado, os petistas nunca pouparam críticas a FHC mesmo sabendo de sua integridade pessoal. Agora, tentam separar a imagem do presidente de seu governo, ora! Fazendo tal distinção, parece até que quem realmente manda no governo não é Lula...

Na campanha, quem fez promessas populistas não foi o 'Governo Lula', foi sim o próprio Lula, portanto, ele é o responsável pelo cumprimento ou não de tais promessas. Entre tais promessas, constava a criação de milhões de novos postos de trabalho. Até hoje, a única medida que o governo fez para criar postos de trabalho foi, literalmente, criá-los. Aumentar o quadro de servidores em mais 40 mil pessoas. É assim que Lula imagina resolver o problema do emprego no Brasil? Se não tem emprego, a gente cria? Não percebe que se as empresas não contratam é porque não precisam contratar, pois não há aumento na produção?

Se não fizer o país crescer e incentivar o setor privado a aumentar sua produção (para tal, precisa haver pelo menos perspectiva de uma melhora do mercado), não será por meio de nomeações políticas que Lula resolverá o problema. E olha que ele tem tentando dessa forma. Se não ajuda, pelo menos não atrapalhe! Mas nem isso ele tem conseguido. Quem, com um pingo de sanidade mental, vai investir em infra-estrutura quando não há garantia da propriedade? A Veracel, que anunciou ano passado um investimento de US$1,25 bilhão, teve suas terras invadidas pelo MST. Um dos líderes do movimento deixou muito claro qual é a filosofia: "Ninguém come eucalipto". Eu até acredito que ele não coma eucalipto, pois está acostumado a não trabalhar, come a horta dos outros; mas se esquece que mais de 3 mil pessoas comem eucalipto sim -diretamente. Isso só de empregados da Veracel, sem contar os empregos indiretos.

Agora o MST invadiu terras produtivas da Klabin, maior companhia brasileira do setor de celulose e que, segundo o GLOBO, é a empresa responsável pela maioria dos investimentos na região de SC. Aqueles que invadiram as terras produtivas da Klabin não comem eucaliptos, mas quase 8 mil pessoas comem eucaliptos de forma direta e mais 5 mil de forma indireta, por meio dos empregos na Klabin.

E o que Lula tem feito além de vestir o boné do MST? O MST não gera riquezas, produção, muito menos empregos. Gera uma legião de pessoas que não comem eucaliptos. A indústria de celulose é uma das maiores do país, eu e você comemos eucalipto. Nós que trabalhamos e pagamos impostos comemos eucaliptos, quem vive de invadir terra alheia não.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial