sexta-feira, maio 14, 2004

Jornal da Globo ratifica: tráfico vale a pena

O Jornal da Globo desta madrugada exibiu uma reportagem no mínimo intrigante. Volta por cima era o título. Falava de um ex-usuário e traficante de drogas que 'se recuperou' e hoje é 'do bem'. Mas o que vi foi um sujeito chamando a todos nós de otários.

Trata-se de João Guilherme Estrella: um 'garoto Zona Sul' que nos anos 80 entrou para o mundo das drogas como usuário e, logo a seguir, como traficante, um dos maiores da região. Segundo a reportagem, o traficante chegava a movimentar 30 mil dolares em um mês e fez três grandes operações de envio de cocaína para a Holanda. João Guilherme foi preso em 1995 e, pasmem, ficou dois anos preso em um manicômio judicial -para tratar-se da dependência química. Hoje, está livre, leve, solto e rico. A reportagem diz que João Guilherme deu a volta por cima, está voltando a sua carreira de músico e lançou um livro contando sua história.

Isso foi uma apologia ao tráfico? Sinceramente, quantas vidas esse sujeito destruiu (ou contribuiu diretamente para isso)? Aliás, esse é um dos maiores erros que eu vejo no nosso sistema judicial. O sujeito ganha dinheiro de forma ilicita por décadas, um dia é preso, fica dois anos em um 'manicômio judicial' e depois volta a desfrutar do dinheiro. Ora, para a sociedade seria muito mais proveitoso que esvaziassem o cofre do rapaz do que prendê-lo por dois anos. É evidente que é uma teoria que se torna muito difícil de ser aplicada; mas tem de ser perseguida.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial