A
Eurocopa 2004, disputada em Portugal, é um sucesso de público, organização, telespectadores e de futebol. As seleções que entraram como favoritas ao título (Alemanha e França, principalmente) já foram para casa. Agora Portugal se mostra como o grande favorito para conquistar a Euro 2004.
Vítor,
do Frangos, perguntou-me sobre Felipão. Bem, não tenho muito o que dizer depois do que Tutty Vasques escreveu:
É pior engolir o Felipão agora que ele é técnico de Portugal. Antigamente, pelo menos, o Brasil se dava bem quando tínhamos que aturá-lo.
Felipão é uma figura ridícula, sujeito bronco e mal educado. Mas como nada disso faz um técnico ser bom ou ruim, aparentemente não afeta o desempenho dos times que ele treina.
***
Horrível foi a
capa do GLOBO do dia seguinte ao jogo de Portugal: "Felipão 2 x 0 Inglaterra". A vitória não é de Scolari, é de Portugal. Nenhum jornal brasileiro coloca "Parreira vence mais uma", nunca. Ridículo querer achar que tem alguma coisa de 'brasileira' nessa vitória portuguesa. Quero ver se Portugal não levar o caneco (toc toc toc) se o GLOBO vai exibir: "Felipão perde a Euro". Enfim, Globo, né?
***
Aqui no Brasil as pessoas que acompanham futebol, no geral, têm torcido por Portugal. Fato curioso foi no dia do jogo contra a Inglaterra: eu só assisti ao primeiro tempo da partida, pois tinha que ir ao curso de espanhol. No meio da aula, começamos a ouvir maior gritaria; tal como se fosse um gol brasileiro em final de copa do mundo. Espanhóis torcendo por Portugal... quem diria.
Se bem que, em jogo que a Inglaterra está em campo, todos devem torcer para o time adversário. O mesmo vale para França. Muito bestas.