sexta-feira, janeiro 02, 2004

País faz birra, chora e bate o pé

Retirado da Folha Online:

A partir de 1º de janeiro de 2004, todo turista norte-americano que chegar ao Brasil será fotografado e terá as impressões digitais recolhidas pelas autoridades alfandegárias. É o que determina sentença da Justiça Federal. [...]

Trata-se de uma reação contra medida anunciada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA. Decidiu-se que turistas de determinados países serão obrigados a deixar foto e digitais ao ingressar em território americano. A lista inclui o Brasil, ao lado de outros países da América Latina, da Ásia, da África e do Oriente Médio.[...]

O juiz argumenta que, embora considere o ato "absolutamente brutal", os EUA são soberanos para regular a entrada de estrangeiros em seu território. "No entanto", argumenta, "na seara do direito internacional público vige o chamado princípio da reciprocidade, garantidor de que o tratamento dado por um Estado a determinada questão também será concretizado por outro país afetado pela decisão do primeiro".[...]


* * *


Não dá pra fazer justiça com raivinha. Os EUA estão pouco se lixando se nós estamos dificultando a entrada deles aqui. Garanto que ninguém perdeu um fio de cabelo na Casa Branca por causa desta decisão judicial; mas, certamente, nosso país deixará de receber vários turistas e (o mais importante!) dólares trazidos por eles. Parabéns ao meritíssimo, parabéns ao país por mais uma vez demonstrar que é uma republiqueta de quinto mundo. Creio que o juiz se referiu à reciprocidade de intolerância e burrice.

O turismo no Brasil já é vergonhosamente mal explorado, em um momento mundial onde os destinos turísticos estão cada dia mais perigosos e impondo mais restrições aos turistas, em vez de aproveitarmos a oportunidade para mostrar que somos um país com reduzido risco de terrorismo, que recebe bem seus visitantes, com uma beleza natural extraordinária e extremamente barato, não, preferimos fazer beicinho, cara de mau e bater o pé. Ah é? Então aqui também não entra!

* * *


Criar rixa com os EUA, posar de valentão para nuestros hermanos de sudamérica não vai facilitar em nada as coisas para nós. Lembram-se da Guerra do Iraque? França e Alemanha se posicionaram contra, fomos juntos, no embalo, nosso presidente felizão fez diversos discursos "duros" contra a invasão americana ao Iraque e tudo mais. Resumo da história, França e Alemanha já estão 'reatando' com os EUA e o Brasil, o valentão latino, vai ficar, mais uma vez, de bobo na história.
Feliz ano novo!

Arvore


* * *


Pois é, caros amigos, ano novo, vida velha, tudo como dantes...

Quando eu pensava que seria o melhor dezembro da minha vida, a ineficiência, incapacidade e falta de respeito de uns funcionários do SERAC (Serviço Regional de Aviação Civil) transformou este final de ano em um martírio. Mas tudo bem, acabou que no dia 30 saiu o documento que eu necessitava. O prazo é de 5 dias úteis (em Curitiba este prazo são 2 dias úteis, em São Paulo você consegue no mesmo dia. O Rio de Janeiro continua lindo...) e eles conseguiram me entregar o meu documento com somente 20 dias úteis transcorridos. Nada demais, hein? Ah, isso porque ficou pronto no dia 22, mas estava "só" faltando a assinatura, e, como era final de ano, o detentor da caneta mágica desapareceu do planeta. Fato é que este início de ano promete ser espetacular, assim como o ano.

Nossa, teria o senhor Indignado pulado sete ondinhas no réveillon e os orixás o teriam transformado em um ser deveras otimista? Não, não é bem isso; mas é que realmente o ano está prometendo ser bem melhor que 2003. Viram como é fácil ser otimista neste país? Até um suicida seria capaz de fazer tal previsão; definitivamente é impossível este ano ser pior do que 2003.

Mas, falando sério... Todas as previsões dão conta que o país crescerá pelo menos 1,5% (na visão do pior dos pessimistas) e até mesmo mais que 4% na visão de outros. É verdade que este crescimento se deve ao fato de que os EUA estão crescendo uma barbaridade, mas isso não interessa muito. O que nos interessa é que, se não houver um investimento pesado em infra-estrutura, em 2005 voltaremos à estagnação. Lamentavelmente, somente investir em infra-estrutura (infra, para os publicitários e moderninhos de plantão) não é suficiente, assim seria fácil, bastaria convencer o Palocci a abrir um pouco o cofre e tudo estaria resolvido. Bom, pensando bem, nem assim seria fácil. É necessário também que o governo continue a garantir que contratos serão cumpridos. Nada assusta mais um investidor do que incertezas.

* * *


Muitas são as críticas que o governo Lula teria infestado o funcionalismo com gente sem experiência, com o único intuito de distribuição de cargos e aumento de sua base de apoio. Como houve uma mudança no governo, resta esperar que o "choro" da imprensa seja o mesmo de uma criança que teve o doce arrancado. Mas é bom ficarmos de olho, pois parece que de fato o governo Lula está desestruturando vários setores, entre eles a saúde.

* * *


Enfim, essa imagem aí de cima é dedicada à japa, que passou 2003 inteiro falando sobre imagem similar que eu postei no natal passado. Quem quiser ver a imagem (deste ano) ampliada basta clicar na imagem. Um abraço a todos e até breve!