domingo, julho 20, 2003

Tá combinado?

Uma das coisas que eu mais admiro nas pessoas é quando elas têm palavra. Quando cumprem o que combinam. Daquelas em que você combina: "Vou passar então aí na sua casa, diz 15 do mês que vem, às 13h. Tá certo?". "Está", responde ela. A partir desse momento, não é mais necessário nenhum tipo de "confirmação". Aliás, pessoas responsáveis nunca demandam "confirmação" do que já foi dado como certo. Isso é uma loucura.

Você marca com uma pessoa de, no dia seguinte se encontrar em tal restaurante, tantas horas...daí liga duas horas antes: "E aí, tá certo?". Meu Deus! Sinceramente não consigo entender muito esse tipo de coisa. Aliás, cuidado com quem faz isso, porque significa que quando você marcar algo com ela, você precisa 'confirmar'!

Acho que isso tem um pouco a ver com a nossa cultura, aquela história de: "aparece lá em casa" , quando na verdade você não quer que a pessoa vá na sua casa, ou então "vamos marcar", quando na verdade você só não quer se despedir sem falar nada de agradável. Começo a desconfiar que as pessoas usam o "tá certo" com o mesmo propósito. Afinal, se está certo, não há necessidade de perguntar depois se "ainda está certo".

Se você não tem certeza que de fato 'está combinado', é mais fácil dizer que não tem certeza e que vai confirmar mais tarde. Desta forma, a outra parte não fica à mercê da sua irresponsabilidade.

É muito desagradável porque quando eu combino algo com alguém, eu me programo de forma a cumprir aquilo. Ou seja, a pessoa 'furando', quebra toda a sua programação, além de ser uma tremenda falta de respeito.

* * *


É evidente que podem ocorrer contratempos, não é disso que estou falando. Você liga pra pessoa assim que possível e avisa que não poderá cumprir com o prometido. Isso é a exceção, não a regra. No caso específico de hoje, a pessoa ontem já sabia que não cumpriria com o combinado. Por que diabos não me ligou avisando? NÃO! Deixa para me ligar meia hora antes do horário combinado, para dizer que as coisas não ocorrerão conforme combinado.

Tudo bem, tudo bem, tudo bem, madruguei e pude ver um fenômeno tão raro quanto eclipse solar, Rubinho vencendo uma prova de F1. E agora estou a ver a última rodada do British Open.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial