domingo, junho 29, 2003

Que rufem os tambores!

Desde hoje que começo a direcionar meu pensamento para o próximo sábado, dia 5, quando ocorrerá a festa junina da PUC-RJ.

Por que, senhor Indignado? O senhor é fã de festas juninas? Adora dançar quadrilha?

Esclarecerei tudo isso a seguir, mas vamos com calma.

Ano passado, fui a tal vesta junina, conforme descrevi nesse post. O que não contei naquela ocasião foi que, para o meu prazer, dez minutos depois que eu saí de lá, começou um verdadeiro temporal de verão -em Junho. Os tambores naquela ocasião funcionaram e, se os Deuses assim quiserem, também funcionarão agora. Preparem seus guarda-chuvas.

Em relação a festas juninas, devo dizer que sempre achei uma tremenda imbecilidade. Acho cretino demais as pessoas irem 'se fingir de caipiras' e tal, coisas do gênero. Aí naquele dia forró é algo legal, tem que achar legal a 'pescaria' só porque está numa festa junina e assim por diante. Para criança, ainda vai. Criança não fica brincando de "eu sou o super-man!" e aí fica dando soquinhos no ar e coisa semelhante? Pois é. Nesse dia ela vai falar: "Eu sou caipira! Agora vou casar...ê! Anarriê!".

Não faz parte da nossa cultura, é extremamente ridículo irmos brincar disso. Quem mora no Rio tem a mesma intimidade com festas juninas do que com o Carnaval de Veneza.

* * *


Sinceramente, acho folclore em geral um troço muito chato.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial