quarta-feira, janeiro 15, 2003

A festa já acabou

Aproveitando que o nível máximo de comparações atualmente é com futebol: peguem o Corinthians, ficou mais de 20 anos sem ganhar título algum, algumas vezes chegou até a final, mas ganhar que é bom, nem pensar. Quando venceu, escutou-se a famosa frase: "Agora tem que comemorar como nunca!". Mesmo em um clube de futebol, a comemoração dura apenas algumas semanas, quiçá um mês e pouco. Por quê? Oras, o clube tem que trabalhar para a próxima temporada. Seria bom que o presidente Lula, que tanto gosta de fazer essas comparações infelizes, aprendesse a parar de comemorar e caísse na real.

Ele teve desde o período do final das eleições até o dia 31 de Dezembro para comemorar, beijar criancinha, chorar no colo do Nelson Jobim, enfim, tudo aquilo que tivemos o prazer de assistir. Mas agora ele já é o presidente. Sim, é bom avisar porque pelo jeito ele se esquece disso às vezes, afinal, 30 anos sonhando com isso, ele ainda não "realizou" direito. Essa é a impressão que passa. Porém, o país está navegando cheio de furos no casco em meio a uma tormenta, e é ele quem está no timão (do navio, não o Corinthians!).

Não interessa se ele foi com os ministros visitar as favelas na melhor das intenções, ele poderia ter feito isso no dia 30 de Dezembro. Agora, ele dá toda a liberdade para ser acusado de populista e, mais uma vez, comparado ao Chavez. Esta ligação é interessante para muita gente, não para nós brasileiros.

* * *


Se o presidente Lula não cair na real rapidamente, em breve ele vai subir nesses palanques e começar a esbravejar contra o governo. Então alguém precisará avisá-lo que ele é o presidente.

* * *


Outro assunto que vem me irritando muito é o “combate à fome”. É urgente que ele defina fome. Sim, pode parecer maldade, mas isso é necessário para que seja um programa com metas claras e transparentes, de forma que a população possa acompanhar o que está sendo feito com o dinheiro público. Fome é quando alguém simplesmente sente vontade de comer? Fome é má nutrição? Tem muito obeso mal nutrido. Enfim, eu acho que tenha gente passando fome no país, mas fome no nível de morrer por falta de comida, não são 40 milhões mesmo.

Quanto mais este assunto ficar “obscuro”, o governo está dando mais liberdade para que o acusem de populista. E eu serei uma das pessoas que farão esta acusação.

* * *


Eu ainda acredito que a única forma de acabar com o problema da fome, conforme nosso presidente disse que pretende fazer, é empregando mais gente para que a pessoa possa comprar sua comida. Doação de comida não acaba com a fome, ao contrário...perpetua este problema. E eu não quero bilhões de reais sendo investidos em programas de doação de comida. Usem este dinheiro para criar postos de trabalho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial