terça-feira, janeiro 14, 2003

Fim da exigência do diploma para jornalista

(...)O diretor-executivo do sindicato, Rudinaldo Gonçalves, disse ontem que o departamento jurídico fez, no fim de semana, uma análise da sentença judicial.

— Vamos lutar contra essa decisão, que é muito prejudicial para a categoria. No ano passado, fiz 26 palestras em faculdades e percebi que a maioria dos alunos é a favor do diploma — disse Gonçalves. (...)

O GLOBO



Ora, o sujeito queria que a maioria dos estudantes de jornalismo, que já gastaram anos de suas vidas e muito dinheiro na faculdade, fosse contra o fim da exigência do diploma? Ridículo.
Tem mais é que acabar com essa exigência que só favorece as faculdades caça-níqueis (que são a maioria). Faço minhas as palavras da juíza que acabou com a exigência: "o jornalista deve possuir formação cultural sólida e diversificada, o que não se adquire apenas com freqüência a uma faculdade (muito embora seja forçoso reconhecer que aquele que o faz poderá vir a enriquecer tal formação cultural) mas sim pelo hábito da leitura e pelo próprio exercício da prática cultural.".

* * *


Com essa decisão, as boas faculdades de jornalismo continuarão, pois oferecem uma excelente formação cultural e técnica. As ruins, que só existem para emitir diplomas, têm que acabar mesmo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial