domingo, janeiro 19, 2003

Boring News

Shipping News


O filme Chegadas e Partidas (The Shipping News) é baseado no romance que leva o mesmo nome, de E. Annie Proulx. Não li o livro, mas parece ser bom (Dá-lhe Senor Abravanel!) pelo que já andei pesquisando. Já o filme, dirigido pelo sueco Lasse Hallström, parece ter sofrido grandes restrições por parte dos produtores e tiveram que cortar várias cenas. É a única explicação que eu encontrei para a total descontinuidade que há no filme. A história é muito mal contada! Nada se liga a coisa alguma.

O filme é sobre um sujeito emocionalmente perturbado que vai, junto com sua filhinha, morar na terra dos seus ancestrais e então começa a ter que encarar e resolver seus problemas. A única coisa que salva no filme é a atuação do Kevin Spacey, que faz o papel principal e está muito bem. Ah, a "locação" também salva, imagens belíssimas, principalmente pra que gosta de um frio, como eu!

* * *


― E o bonequinho, senhor Indignado? Como ele está?

Ora, meu caro, sentado, ainda na sala do cinema....tentando juntar as partes do filme. Ele acha que o filme ainda não acabou, que não pode ser aquilo.

* * *


A impressão é que tentaram contar um livro com uma imensa riqueza de detalhes em apenas duas horas. Não vá ver o filme. Nem alugue. Apenas se você já leu o livro, aí pode ser que valha a pena, pois você já vai estar "por dentro" da história.


* * *


E a tradução do nome? Ora, ora, ora! Mais um caso criminoso! Shipping news tem a sua razão de ser, pois o ator principal acaba trabalhando como repórter em um jornal, e ele é responsável pelo noticiário sobre os barcos da cidade, etc... Chegadas e Partidas foi uma péssima escolha do tradutor.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial