sexta-feira, abril 01, 2005

Concorrência acirrada

O Audioscrobbler está disputando ferozmente contra o Orkut para descobrir qual dos dois dá mais problema -e tem menos utilidade! Eu particularmente gosto do Audioscrobbler; pela lista de usuários com gosto similar ao seu (gerada automaticamente) e vendo o que seus amigos andam escutando, dá para descobrir bastante banda legal.

Uma 'ferramenta' interessante que descobri foi o MusicBrainz. Está bem, não foi uma descoberta muito difícil de se fazer, havia um link lá na página do Audioscrobbler. Trata-se de um programinha bem simples que conecta com um servidor que contém informações sobre músicas. Qual a utilidade? Acertar todas as suas 'tags', para haver uma padronização e melhorar a eficiência do Audioscrobbler, além da organização de seus arquivos. É bastante interessante. O programa identifica suas mp3s por meio de 'impressões digitais acústicas' (acoustic fingerprints (TRMs), segundo informação da própria página deles). Não entendi direito como ele consegue fazer a identificação, fato é que realmente ele identifica com muita facilidade a maioria das músicas gringas e as brasileiras mais novas. De vez em quando ele apresenta uma dúvida numa ou outra música, que você manualmente resolve sem dificuldade. As 'tags' dos arquivos mp3 são informações sobre o nome da música, artista, nome do disco, número da música, etc. Para vê-las, aperte Alt+3 com o winamp aberto. No Windows Media Player eu não sei como é. O MusicBrainz também automaticamente renomeia os seus arquivos, fica tudo 100% organizado, uma beleza. Você tem como personalizar a forma como ele renomeia os arquivos, optando por colocar o nome do artista, número da música e nome da música; só nome da música e assim por diante.

Enfim, mais uma coisa pra dar pau e entrar na concorrência!

***


Uma outra descoberta curiosa foi a do site MovieLens. Lá você se cadastra de graça e avalia inicialmente pelo menos 15 filmes (dando uma nota de 1 a 5, com intervalo de 0.5). Daí em diante, ele gera uma lista com os filmes que aparentemente você mais gostaria. Quanto mais filme você avaliar, mais 'precisa' ficará essa lista. É verdade que gosto é uma coisa muito difícil de se prever, mas o resultado é bastante satisfatório e curioso. É um excelente passatempo quando você estiver sem nada pra fazer e estiver na frente de um computador -e muito distante de um livro!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial