quarta-feira, março 02, 2005

Republiquetas e seus governos

Comunicação mais fácil e barata. Voz sobre IP. A grosso modo: a tecnologia que lhe permite usar a Internet para falar 'no telefone'. Com isso, em vez de pagar uma fábula de DDI para ligar pra qualquer país (ou DDD para qualquer estado), você pagará somente a taxa que já paga ao seu provedor de acesso. Pode ser que você acabe assinando algum serviço como Skype, para ligar do seu micro para um telefone convencional em qualquer lugar do mundo, aí pagará um pouco mais que uma ligação local; mas, ainda assim, infinitamente mais barato do que os preços das companhias telefônicas 'convencionais'.

Agora lhe pergunto: sensacional, não? A sociedade gostar disso?! Sim?! Hmm...

Governos devem defender os interesses da sociedade?! Hmmmm...

Então por que diabos o governo da Costa Rica quer criminalizar voz sobre IP?

Para defender as companhias telefônicas locais? ahmmm... Todo negócio tem seus riscos. Surgir uma nova tecnologia que o substitua é um dos riscos de qualquer negócio.

***


Deixe-me ilustrar um pouco a vantagem de usar o Skype:

[Depois de lutar 5 horas pra tentar descobrir as tarifas na página da Embratel, tive que acabar ligando para o SAC e perguntando. Aliás, a dificuldade pra saber quanto você vai pagar em uma ligação DDD hoje em dia é tremenda, mas isso fica pra outro post.]

Vejamos as diferenças:

Uma ligação do Rio para São Paulo, que você pode dizer "ah, isso é muito pouco, não vale a pena", às quatro da tarde, pela Embratel (21) custaria exatos R$0,65 por minuto. Pelo Skype, sairia cerca de R$0,10 por minuto.

Pois é, amigão. Isso ali para São Paulo. Agora vejamos uma internacional, vamos ver pela Intelig, pois, como já disse, a página da Embratel é impraticável.

Quando eu for morar na Espanha, e você quiser me ligar, pagará exatos: R$1,59759 por minuto. Se falar meia hora comigo, gastará aproximadamente R$50 . Se usar o Skype, pagará R$2,41 pela mesma meia hora falada.

Dá proxima vez, pense vinte e uma vezes antes de fazer uma ligação de longa distância.

1 Comentários:

Blogger C.E. Lopes disse...

Vale comentar:

a) Nada impede as empresas de telefonia de montarem um sistema similar para competir com as empresas de VOIP. A tecnologia está disponível para todos.

b) As tarifas telefônicas no Brasil são criminosas. Eu pago $0.19 por minuto numa ligação para o Brasil pela MCI. Se usar Skype, claro, sai muito mais barato.

c) Gostei do "QUANDO eu for morar na Espanha". Infelizmente eu não falo espanhol, senão iria também. Como cidadão Europeu eu posso...

2/3/05 18:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial