quarta-feira, setembro 24, 2003

Alfa e Beta...megastars


Caros, não sejam tão inocentes, por favor! Esse bafafá todo com o caso Gugu nada tem a ver com o fato dos atores terem forjado uma ameaça a alguns apresentadores concorrentes, por favor! Simplesmente que Augusto Liberato estava pra conseguir sua tão sonhada concessão para seu canal. Senhores, acham que agora essa concessão sai?

Todos esses que hoje estão aí esbravejando contra o Gugu apresentam programas de qualidade pior (sim, conseguem!) que a do domingo legal, com baixarias piores e farsas mais escandalosas ainda. Aliás, tratando-se de farsas, alguém duvida que a tia Márcia forja o programa inteiro? E alguém acha que ela não sabe que aquilo é tudo balela?

E logo esses senhores, que adoram gritar (aliás, por que diabos falam gritando tanto?) que estão sendo ameaçados... Logo eles terão essa reação por que dois sujeitos encapuzados os ameaçaram? Então toda aquela superioridade no tratamento com marginais também é uma farsa? Bom, deixa pra lá...

* * *


Entendo que câmera escondida, pessoa encapuzada e voz de pato não constituem uma matéria jornalística e, portanto, nunca deveriam ser apresentadas como tal. Deveriam servir como ponto de partida para uma reportagem. Mas do jeito que o jornalismo anda, não existe mais reportagem. Tudo tem sido desse jeito. O Tim Lopes ganhou até prêmio por fazer uma matéria (sim!) que eram somente de imagens escondidas.

Na segunda-feira seguinte ao polêmico "Domingo Legal", a Globo exibiu, no Jornal Nacional, uma entrevista com "ex-guerrilheiros" das Farc. Todos com a identidade preservada. Agora, quem me garante que aquilo também não era uma montagem? Quem garante que o repórter de fato investigou pra saber se eram ex-guerrilheiros e porque não fez uma matéria em cima do fato, em vez de simplesmente exibir uma entrevista com gente que não oferece nenhuma garantia?

Bom, eu sei, a guerra pela audiência... Ah, um rápido parêntese: IBOPE não é sinônimo de audiência, por favor, Rede TV. A guerra não é por IBOPE! Voltando ao assunto, esse tipo de reportagem não deveria ser exibida na televisão, não interessa se perderão um furo aqui, outro acolá. No jornalismo, a única coisa que não se pode perder é a credibilidade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial