quarta-feira, maio 14, 2003

Eclipse lunar nesta quinta-feira

Com a previsão de bom tempo, o carioca poderá ter uma visão privilegiada do primeiro eclipse lunar do ano. O eclipse vai durar três horas e 15 minutos, começando pouco depois das 23h de quinta-feira. O ápice do fenômeno — quando a Lua estará totalmente na sombra da Terra — acontecerá aos 40 minutos da sexta-feira.

— O eclipse vai ser visível a olho nu em todo o Brasil.[...]

O Planetário (Rua Vice-Governador Rubens Berardo 100, na Gávea) está esperando cerca de 200 pessoas para acompanhar o eclipse no terraço do Museu do Universo. A entrada será franca. Cinco astrônomos estarão orientando os visitantes, a partir das 22h de quinta-feira. Antes do início do eclipse — ou seja, das 22h às 23h — serão exibidos vídeos explicativos.

O Planetário terá três telescópios à disposição do público. Além disso, um telão estará reproduzindo imagens do eclipse. Será ainda possível acompanhar o fenômeno pela internet. O site do Planetário estará transmitindo imagens em tempo real.

O fenômeno começará pontualmente às 23h2m51s de quinta-feira. Aos 13 minutos e 49 segundos da sexta-feira, o eclipse será total, assim permanecendo até 1h06m31s. Nessa hora, o eclipse volta a ser parcial, terminando às 2h17m29s.

O GLOBO



* * *


Muito legal essa iniciativa do planetário. Só espero que, ao contrário do que normalmente ocorre, a previsão do tempo se confirme.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial