quinta-feira, setembro 12, 2002

Bushinho promete fazer o que o pai não conseguiu

Bush dá xeque-mate ao Iraque
(...)
- As resoluções do Conselho de Segurança serão cumpridas, as justas demandas de paz e segurança serão atendidas, ou a ação será inevitável - disse Bush. - E um regime que perdeu sua legitimidade perderá também o seu poder.(...)

- Se o regime do Iraque nos desafiar novamente, o mundo deve se mover deliberadamente e de forma decisiva para responsabilizar o Iraque - disse Bush. - Os propósitos dos EUA não devem ser postos em dúvida.(...)

Lista- Em um esforço para apoiar o discurso de Bush, a Casa Branca divulgou um documento de 22 páginas enumerando o que chama de "Desafio de Saddam à ONU". (...)

GloboNews

*****


1- Bushinho sabe jogar xadrez? Ele não está dando um um cheque-mate, está virando o tabuleiro, no melhor estilo cowboy amargurado que vai honrar o nome da família...
2- O desafio é à ONU ou à Casa Branca? Eu hein! Já está passando da hora do Koffi Annan falar que a história não é bem assim. O mínimo que se espera dele, é que ele defenda a entidade que representa. Não pode aceitar que decisões da Casa Branca sejam ditas como sendo da ONU sem que isso seja aprovado pelos países membros. Ridículo.

A justificativa americana para atacar o Afeganistão sem consultar a ONU é que era uma briga "particular". Agora, até onde me consta, o Iraq nunca atacou os EUA -mesmo os EUA os atacando todos estes anos desde a guerra do Golfo. Neste caso o Iraq estaria colocando em risco todo o mundo "do bem". O mínimo que se espera é uma votação no conselho de segurança que aprove o ataque, antes do Bushinho tentar desesperadamente ganhar alguma coisa.

Quais eram os objetivos declarados do Bush (pai) na guerra do Golfo? Tirar o Iraq do Kwait (o que com dias foi feito), e a cabeça do Saddam.
Agora no Afeganistão o objetivo era tirar a Al Qaeda do poder e a cabeça do Bin Laden. Botaram um tiozinho lá, falaram que a partir de então ele seria o presidente e cantaram vitória. Assim que os americanos saírem, o cara vai cair -isso se não cair antes. Haja vista o atentado mal-sucedido que ele foi vítima há poucos dias.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial