quinta-feira, setembro 12, 2002

9/11

Ontem foi exibido o tão esperado documentário 9/11. Um documentário feito por dois franceses que estavam documentando o início de carreira de um bombeiro de Nova Iorque, e se viram filmando os acontecimentos daquele dia.

O documentário seria muito bom se tivesse meia hora a menos. Com duas horas de duração, os últimos trinta minutos são cafonas -talvez necessários para uma boa vendagem nos EUA. E associar o nome “Robert De Niro” a este documentário foi uma tremenda forçada de barra.

Além das imagens que, mesmo já tendo sido vistas centenas de vezes, ainda impressionam, a coisa que mais me impressionou foram os sons terríveis dos corpos, das pessoas que se atiraram, caindo no chão. Eram barulhos altíssimos. Cada corpo, todos os bombeiros se viravam assustados...realmente impressionante, chocante.

*****


Outra coisa que achei muito bacana foi ver que: naquela ocasião, quando os bombeiros se reencontravam, falavam: "Estou muito feliz por vê-lo novamente" e era possível ver que não havia hipocrisia alguma naquelas palavras.

*****


É curioso, assim como disse a Ana Paula Padrão: Você pode não saber o que fez, onde estava na semana passada. Mas os detalhes do dia 11 de Setembro de 2001 serão difíceis de esquecer. E é verdade. Lembro que fui acordado por uma ligação da minha namorada falando: "Liga na CNN, liga na CNN! Um avião bateu no World Trade Center!!!". E eu pensei: "Bah, ridículo...é óbvio que não foi um avião, não existe isso". Meio que "sem saco" e esperando ver algumas janelas quebradas e um aviãozinho cravado no prédio, ligo a TV e vejo aquela cena horrível...só tive tempo de falar um palavrão e: "Amor, te ligo mais tarde...vou ver isso" e saí avisando a todos aqui de casa...que tiveram a mesma reação de descrédito que eu. E quando se aproximavam da TV e viam que era verdade, e que a coisa era séria, ficavam incrédulos, espantados...
Realmente foi um dia que vai marcar nossas vidas por alguns anos. Posso descrever com detalhes como foi aquele dia, o que fiz, até o que comi...

Não vou discutir o lado político da coisa, os porquês dos ataques ou coisa do gênero. Nem se Hiroshima foi mais bárbaro que o ocorrido em 11 de Setembro. Isso é motivo para análise em outros posts. O fato é que foi uma coisa terrível e que será difícil de não nos lembrarmos desse dia para o resto de nossas vidas. Afinal, vimos, ao vivo, pela televisão, um fato muito importante da história acontecer.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial