domingo, julho 21, 2002

Pontualidade

Conforme já falei no post sobre a peça de teatro que fui ver ontem (sábado), ela pra variar atrasou. Se tem uma coisa que me deixa muito irritado é atraso.

Confesso que isso é uma paranóia minha, mas todo mundo que me conhece sabe que se estou atrasado 5 minutos, é porque algo sério aconteceu. Eu faço questão de sempre chegar nos encontros, exatamente no horário marcado e infelizmente (ou felizmente, sei lá) cobro essa mesma pontualidade das pessoas.

No teatro, percebi que, mesmo a peça começando às 21hs, até 5 minutos antes do início a maioria das pessoas ainda estavam do lado de fora do teatro e só começaram a entrar exatamente na hora marcada para a peça iniciar. Isso é ridículo. É a teoria do: “eu sei que sempre atrasa um pouco mesmo...” Dane-se! A peça atrasa, você não. Se todos chegassem no horário, muito provavelmente a peça também não atrasaria, pois não ficariam esperando o ‘teatro encher’, as pessoas se acomodarem, etc...

É a loja que deveria abrir às 10hs, que abre às 10h20. Quando estamos com pressa resolvemos cobrar pontualidade dos outros e nos esquecemos que o dono da loja pode ser alguém como você, que sempre atrasa. Nestas horas cobramos pontualidade, mesmo que tenhamos sempre atrasado em todos os nossos compromissos. Aqueles 5 minutinhos que você nunca deu bola de chegar atrasado, agora estão realmente te fazendo falta.

Isso é um fato extremamente comum entre as pessoas que eu conheço. Se têm um compromisso marcado para as 9hs, elas saem de casa 9hs. Ou estão usando algum veículo de tele-transporte, ou nunca chegarão com menos 10 minutos de atraso.

*****


Outra coisa, se uma tarefa dura 20 minutos, não diga para quem está esperando, que vai demorar só “cinco minutinhos”. Isso eu creio que seja o que mais me irrita. Por exemplo, você contrata um serviço, liga para a loja e o atendente fala: “No momento eu não tenho esta informação. Ligue daqui a 10 minutos, que eu te informo.”. Você, já prevendo que as pessoas são atrasadas, liga em 15 minutos (isso você. Porque eu, chato do jeito que sou, ligo em 10 minutos) e o cidadão ainda não tem as informações que você solicitou.

Quando você acha que vai demorar 10 minutos, diga para quem espera que vai demorar 15, ou 20. Assim você não passa por mal educado e mantém o respeito da outra pessoa.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial