sexta-feira, dezembro 17, 2004

Espaço Indignado de Cultura

...inútil, sem críticas profundas, muito pelo contrário.

Alguns filmes que assisti recentemente:

+ Um Amor Quase Perfeito (DVD) - Horrível. Dirigido por Ferzan Ozpetek, o filme conta a história de uma mulher que, após a morte de seu marido, descobre que ele tinha um caso homosexual, que já durava 7 anos. Ele levava uma vida paralela. Ela, por ter se visto 'sem chão', sem vida, resolve 'entrar' na vida do ex-marido e passa a conviver com a viadagem toda. É muito ruim o filme.

+ Rain Man (DVD) - Nunca tinha visto este filme, que é de 1988, dirigido por Barry Levinson (o mesmo de Bom Dia, Vietnam). Achei excelente. Dustin Hoffman está excepcional. Tom Cruise esbanjava um tupetão de dar inveja a Roberto Justus.

+ Encontrando Forrest (DVD) - O filme é legal, vale a pena ser alugado. Sean Connery está ótimo (não imaginei que fosse dizer isso). A única coisa chata é aquela bobajada de basquete. Ainda que tivesse um contexto de “raízes” para o garoto (preto e pobre), ainda que seja para “marcar” os dois mundos (juntamente com a literatura) do rapaz, é uma bobagem! Fizessem (Gus Van Sant, diretor) de outra forma, pois dessa ficou ruim.

+ Era do Rádio (Telecine Emotion) - Ainda não tinha visto esse famoso filme de Woody Allen, pois não consigo encontrá-lo em DVD para alugar. Sinceramente não consegui entender por que o filme é tão falado. Achei bem fraquinho.

+ Dívida de Sangue (DVD) - Clint Eastwood em mais um excelente trabalho tanto como diretor, como quanto ator. Só ele é capaz de fazer um verdadeiro tuff guy sem ficar ridículo. O fílme é bem legal. Se você gosta do tipo de filme que ele faz, com 'tramas policiais', alugue.

+ Língua - Vidas em Português (Estação Botafogo - Sala 3) - Nunca tinha ido a esse ponto de pessoas tão modernonas e cults. A sala é idêntica a melhor (não me recordo o número) do Laura Alvim, mesmas poltronas, tamanho da tela, etc. O documentário, de Victor Lopes, é meio sem pé nem cabeça. Tem imagens belíssimas; mas o enredo é mal trabalhado. Você sai do cinema sem entender sobre o que é o documentário. Simplesmente mostra coisas de países que falam Português. Veja quando passar no GNT, para ver as belas imagens.

+ O Dia do Perdão, Yom Kippur (DVD) - Dirigido por Amos Gitai e falado todo em hebraíco, este filme é elogiadíssimo por mostrar a guerra por um outro ângulo, de uma forma mais 'realista' ou algo do gênero. Sei que eu achei uma porcaria. O filme inteiro fica mostrando um grupo de resgate na guerra do Yom Kippur. É um filme de guerra sem ação, sem nenhuma história mais interessante, não vale a pena vê-lo.

+ Antes do Pôr-do-Sol (Cinemark Botafogo) - Filme ruim. Não gaste seu dinheirinho com este filme de Richard Linklater. É tido como 'romântico', sensacional e tal. Eu achei uma tremenda bobagem. Não quero contar o filme aqui, mas basicamente passa o filme inteiro mostrando os diálogos de um casal que se reencontra após vários anos sem se verem. Como bom casal de apaixonados, os diálogos são imbecís, propositadamente imbecís, justamente por estarem apaixonados, aquela velha historinha. Cenas longuíssimas que não dizem nada, talvez só a linguagem corporal. Como trata-se de cinema, não de mímica, é chatíssimo assistir a diálogos banais longuíssimos.

Ora, senhor Indignado, não seja cabeça dura, era exatamente esse o objetivo: mostrar que estavam “abobalhados” pelo amor, é lindo!

Isso pode ser feito em uma cena. Cinco minutos no máximo. Aliás, essa é a impressão que o filme passa: usaram cerca de 70 minutos para contar algo que, em um bom filme, seria mostrado em duas cenas, totalizando 10 minutos no máximo.

+ Sobre Meninos e Lobos (DVD) - Bom filme. Sean Penn está fantástico! O roteiro (baseado em um livro) é ruim, mas a direção do grande Clint Eastwood e a magnífica atuação de Sean Penn salvam o filme. Vale a pena alugar.

+ Gênio Indomável (DVD) - Bem legal. Dirigido também por Gus Van Sant, trata de impulsividade, de pessoas que 'batem' em quem mais gostam para evitar se machucar com elas, insegurança; enfim, trata de coisas que eu sei bem como são... Não gosto de Robin Williams, mas ele está muito bem neste filme. Vale a pena alugar.

+ Talentoso Ripley (DVD) - Horrível. Muito ruim, mesmo! Veja o 'original': O Sol por Testemunha, este sim, um grande filme, com Alain Delon fazendo o papel de Tom Ripley.

É isso aí. Se eu me lembar de mais algum, eu escrevo aqui.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial