sexta-feira, julho 04, 2003

Post morte

Agora que estou razoavalmente recuperado do trauma, vamos aos fatos.

Certamente você já ouviu uma história parecida. Vamos lá:

Meu HD já estava apresentando um comportamento estranho desde umas semanas atrás. De vez em quando ele fazia uns barulhos estranhos e, algumas outras vezes, após esses barulhos, reiniciava o sistema. E eu sempre pensando: "Preciso logo fazer um backup, esse troço está agonizando.". Mas é aquela velha história: deixa pra depois, deixa pra depois.
Ontem à tarde eu estava na Internet, lendo algumas notícias, nada demais. Quando subitamente escuto uma barulheira estranhíssima, um festival de 'batucadas', algo realmente estranho. Estaria o palácio sendo alvo de balas perdidas (ser alvo de bala perdida!)? Estaria eu tendo delírios e escutando barulho de ferro contra ferro, devido à construção de um prédio aqui do lado que me atormenta há mais de ano, tal como um ex-combatente escuta explosões ao retornar da guerra?

Não, nada disso. Aquele era o momento do canto do cisne. O (atenção agora, Sr. Kirk) meu querido IBM Deskstar (Modelo: DTLA-307045 P/N: 07N5640) de 40GB 7200RPM estava se despedindo desta vida e avisando que estava levando junto com ele mais de 4 mil MP3; todas as fotos que já tinha tirado com minha maquina digital até hoje (ontem), inclusive todas da viagem à Espanha no ano passado; a matéria da prova de administração; e o meu notas.txt. Ah, meu notas.txt!

Uma semana atrás, um amigo meu estava aqui em casa mexendo no meu computador quando comentou: "Notas.txt. Que diabos é isso?". Falei: "Ih, cara, nem mexe nisso aí. Tem tudo da minha vida nesse troço.". De fato, lá tem senhas de todos os gêneros, inclusive algumas de banco; telefone de Deus (literalmente *humor interno*) e o mundo; números de comprovantes de todo tipo etc.

Isto posto, creio que por ter destinado meus atabaques ao trabalho pra fazer chover amanha à noite, fiquei sem proteção, e esse rapaz fez algum trabalho forte pra cima do tal arquivo. Tão forte que levou todo o HD junto.

* * *


Agora já estou com o HD novo (também de 40GB, 7200RPM) funcionando 100%, e o mais legal é que ele é extremamente silencioso. O antigo era barulhento demais. Eu, que tenho o sono levíssimo, não conseguia sempre deixar o computador ligado durante as madrugadas pegando músicas e afins. Com esse é moleza, não faz barulho nenhum.

A única coisa que consegui recuperar foram 400 MP3 e, pelo incrível que pareça, o notas.txt, ainda que seja do início do ano, foi um grande alívio. Estava em um CD que eu gravei pra levar para Petrópolis.

* * *


Por enquanto um fato vem me chateando: antigamente, o meu Kazaa baixava as músicas diretamente para o meu diretório de MP3. Agora ele baixa para o seu próprio subdiretório 'Shared Folder', o que é muito chato e, pior, não consigo mudar! O máximo que achei nas opções foi um bendito "LOCATE" que simplesmente exibe o tal Shared Folder. Já consegui compartilhar as músicas que estão no meu diretório de MP3, mas não consigo fazer os meus downloads irem pra lá direto. Alguém sabe como?

Aliás, o Kazaa de uns tempos pra cá piorou muito. Agora vem com 200 mil add-ons que destroem o computador e tal, acho isso um absurdo, você pegar um software (que já tem seus banners) e, junto com ele, uma série de programas cretinos, que servem só para te atormentar, que são instalados sem que você queira e para desinstalá-los é um trabalho absurdo.

Ai que saudades dos bons e velhos Audiogalaxy e Napster...

* * *


Conforme falei logo no início, certamente você já ouviu alguma história similar. Eu mesmo já havia escutado diversas e sempre pensava: "Olha, preciso mesmo fazer um backup", porém nunca fazia. A única coisa boa dessa tragédia (foi duro achar algo bom) é que quem sabe agora eu não deixo de ser otário e passo a fazer backup pelo menos das coisas que não tenho como achar na Internet depois, minhas fotos da viagem, por exemplo.

Entretanto, lamentavelmente esta foi apenas mais uma história do tipo "perdi tudo que tinha no computador" que você escutou e, assim como eu fazia, não fará backup e também perderás tudo!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial