sexta-feira, agosto 09, 2002

Por que imitá-los?

sósias


Nesta madrugada de quinta para sexta, Marilyn Monroe e Michael Jackson foram entrevistados pelo Jô Soares. Na verdade, obviamente, era uma dupla de sósias dos astros.

Claramente rola um caso gravíssimo de ‘dupla personalidade’. Eles se tratam por Michael (Rodrigo), Marilyn (Priscila) e assim por diante. Estes dois são namorados e foram apresentados um ao outro pela Whoopi Goldberg em uma festa onde Jim Carey também se fazia presente. Sim, este foi o fato relatado pelos dois. Ah, sem contar que ela foi descoberta como sósia da Marilyn por ninguém menos que Charles Chaplin. Por sinal, a moça -que se diz atriz- não sabia que Charles Chaplin era o nome do ator, não do personagem.

Fiquei me perguntando: O que leva alguém a querer trabalhar como sósia (ou “cover”)? Ter semelhança física e profunda admiração pelo astro? Talvez. Mas continuei encucado: O que leva alguém a admirar a Marilyn Monroe? Caro leitor, você saberia me dizer quem foi Marilyn Monroe e qual o motivo para alguém admirá-la? Definitivamente ela não foi uma grande atriz. Ela ficou famosa por ser vagabunda, por ter contribuído para a imagem de ‘mulher objeto’. Alguns dizem: “ela ousou!”. Ousou o quê? Mostrar-se uma vagabunda em público? Isso é digno de louvor?

Essa admiração que as pessoas têm por figuras como a desta senhora, sempre foi motivo de grande questionamento em minha cabeça. Será que daqui a quarenta anos teremos sósias da Adriane Galisteu? E a dona Dercy Gonçalves? Por que admirá-la? O que ela fez de louvável? Cuspir na platéia? Cantar ‘a perereca da vizinha tá presa na gaiola’? Falar mil e um palavrões? Se fosse uma jovem, seria taxada de vagabunda e mal educada, mas como é uma idosa, as pessoas idolatram. Mais grave do que isto, as pessoas idolatram porque há um consenso que a Dercy é ‘uma figura’. Não questionam o porquê aplaudem esta senhora. Pare de aplaudi-las e pergunte-se quem foram, o que fizeram de bom e por que estão sendo louvadas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial