segunda-feira, julho 15, 2002

Porque tanto estardalhaço?

Pane em radar atrasa vôos em todo o Brasil

BRASÍLIA e RIO. Uma pane no radar instalado em Santa Tereza, a 80 quilômetros de Vitória, somada à manutenção preventiva no radar de Petrópolis, no Rio, obrigou ontem o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) a reorganizar os vôos em vários estados, provocando atrasos, em média, de 30 minutos.(...)

O Globo


*****


Não entendi o porquê de tanto estardalhaço neste acontecimento. Manchetes nos principais jornais de Rio e São Paulo, matéria no Fantástico... eu hein. Já cansei de pegar o Rio de Janeiro operando sem radar, inclusive durante dia de semana, e quando noticiavam, era uma notinha de canto de página. Vale lembrar que Vitória operava convencional (sem radar) até muito pouco tempo atrás.

*****


Isso é fruto da falta de notícias devido ao final de semana morno, onde até morte de Claudinho virou 'grande matéria'? Ou tem outros interesses por trás disso aí?

Uma coisa é verdade: os radares, tanto do Rio quanto de São Paulo, precisam ser trocados (ou melhor mantidos...) a muito tempo. Isso é uma reclamação constante dos controladores de tráfego aéreo. As estações de trabalho dos controladores são moderníssimas, mas os radares em si apresentam muitos problemas, gerando duplicidade de alvos na tela (a mesma aeronave ser mostrada em dois lugares diferentes), perda de cobertura radar em alguns setores, etc...

Os controladores aqui no Brasil são realmente muito bons. Trabalham em péssimas condições, - principalmente salariais, que os obriga a ter outro emprego - com uma regulamentação muito conservadora, que com certeza pode ser 'afrouxada' sem que haja comprometimento da segurança e, ainda assim, fazem um excelente trabalho.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial