sábado, julho 13, 2002

Rádios

Ultimamente tenho escutado muitas rádios pela Internet. Uma que eu gosto muito, no estilo techno/dance, é a francesa RadioFG 98.20, mas ainda acho a holandesa Dancenet FM a melhor rádio de techno que tem.

Impressionante nesta rádio francesa é a qualidade do som para quem tem banda-larga...muito bom mesmo.

*****


Eu sou apaixonado por rádio e adoro debater este assunto. Tratando-se de FM (rádio vitrola), certa vez, conversando com a Fê Fig, eu estava totalmente contra a segmentação que tanto dizem ser necessária e que, no meu entender, limita a capacidade das pessoas para absorver novas coisas. Ao mesmo tempo, confesso que é insuportável, aqui no Rio, você não conseguir ouvir uma rádio decente e sinto falta de poder ligar numa rádio e ouvir exatamente o estilo de música que eu procuro...

Aqui você tem a Rádio Cidade, que se intitula A Rádio do Rock e toca coisas completamente inaceitáveis para uma rádio que pretende tocar Rock.

Depois você tem a Jovem Pan e Jovem Rio que são mais ou menos o mesmo formato, sendo que a Jovem Rio é mais voltada para o gosto carioca mesmo...ou seja, vira e mexe rola um "Kelly Key", põe locutores com sotaque fortíssimo e falando mil e uma gírias, justamente para dizer que é uma rádio carioca (fazendo alusão que a Jovem Pan não seria boa por ser paulista. Santa cretinice...).
Ambas tocam basicamente o mesmo formato. Os "hits" pop e isso obviamente inclui boys bands, Britney Spears e outras coisas que eu não suporto...
Mesmo assim, a Jovem Pan era a única que eu conseguia escutar, agora eles inventaram de fazer propaganda de um 'papo amizade' desses da vida. Então o 'grande barato' é o locutor entrar num destes 'chat telefônicos para gente problemática' e dar convites para quem identificar que é o locutor da rádio. Sem contar aqueles testes tipo 'quizz' que eu não tenho o menor saco de ouvir.

Sobra a GloboFM que é muito música de sala de espera...eu particularmente não curto muito não.

Hoje, realmente entendo que a segmentação por gêneros musicais, mantendo a fidelidade ao gênero musical e tal, talvez seja uma boa. Realmente você liga o rádio para escutar determinado tipo de música e é isso que você consegue. Como se fosse realmente uma vitrola que só tocasse o tipo de som que você queira... mas infelizmente, aqui no Rio pelo menos, isso está muito longe de acontecer.

*****


Acho que minha grande paixão é realmente pelo rádio como comunicação, informação e menos música. Uma rádio que eu acho muito boa é a CBN, você tem excelentes jornalistas fazendo excelentes programas, comentários do Juka Kfouri, Arnaldo Jabor, Gilberto Dimenstein, Heródoto Barbeiro, etc...
É o que eu realmente gosto. Informação, análises, comentários, entrevistas, debates, coisas que fazem você crescer como pessoa, ajudam a construir opinião sobre os temas relevantes da nossa sociedade, etc...
E mesmo programas de 'bate papo' ou entretenimento, eu gosto muito. Como o Pânico da Jovem Pan ou até mesmo o Torpedo da Pan, que é um programa engraçado e tal... entretenimento mesmo.

Infelizmente este tipo de rádio, cada dia que passa, tem menos espaço. Primeiro que a maioria das rádios AM foram compradas por pastores. Das três que sobraram, duas têm uma programação de muito baixo nível e só resta a CBN como algo realmente bom. Infelizmente, aqui no Rio, um dos motivos dela ser pouco ouvida é que não é FM. Há um enorme preconceito contra rádios AM.

Engraçado que nos USA, onde o povo é extremamente bitolado, essas rádios voltadas à entrevistas, informação, comunicação, são em muito maior número do que aqui no Brasil. Nova Iorque, por exemplo, é cheia destas rádios. Larry King, aquele entrevistador da CNN, começou fazendo exatamente aquele tipo de programa, mas em rádio. Ali, a TV pouco tem diferença para o rádio, pois a informação principal é o som, não a imagem. Verdade que é interessante ver os gestos e trejeitos dos envolvidos, mas mesmo assim, no final das contas o que sobra é o som, e isso pode muito bem ser feito no rádio com extrema qualidade.

*****


Não me perguntem o porquê, mas no Brasil parece que o povo tem fobia à informação...Somos um povo que fazemos questão de não nos interarmos do que está acontecendo. Aqui, é bonito ser desinformado. Quantas pessoas você já não ouviu falar: "É tão bom não abrir o jornal, não ter TV, não ter que ouvir desgraça nenhuma". Egoísmo em último grau. Tipo: "Eu estou aqui na minha casa, tranqüila, e é só isso que importa".
Talvez seja uma espécie de autodefesa contra os problemas de nosso país.
Como se, se ausentando disso vá ajudar a resolver o problema de alguma forma.

Isso sem contar os tipinhos: "Eu estou bem, minha família está bem, então o resto que se exploda.".

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial