sábado, novembro 15, 2003

Maioridade

O caso do casal de adolescentes que foram mortos em Embu-Guaçu, SP, me deixou realmente chocado. Não sei se por algum motivo especial, mas fiquei muito chocado com o fato do crime não ter tido nenhum motivo além da maldade humana, do que esses sujeitos foram capazes de fazer. Todo crime é horrível, está bem, mas mesmo em outros crimes bárbaros como da Richtofen, sempre há algum motivo (mesmo que banal!) para cometerem tais atos.

Até mesmo no caso de um maníaco do parque da vida, existe alguma explicação melhor. É um único cara, extremamente desequilibrado que cometeu crimes bárbaros. Mas no caso de Embu-Guaçu, não havia nada que justificasse tamanha brutalidade, maldade. Não quiseram dinheiro, nada. Mataram o rapaz, violentaram e mataram a menina com quinze facadas! O que é isso? Meu Deus. Sinceramente, pode parecer pieguice, mas não consigo entender o que leva várias pessoas a fazerem isso.

Não consigo engolir a explicação dada pelo delegado de que os assassinos seriam "feras humanas". Esse tipo de declaração soa de forma tão covarde quanto querer reduzir a maioridade penal para 16 anos. Meu Deus, quando vão perceber que a menina já está morta, o crime já está feito. Perdemos mais uma, o estrago já está feito e estamos nos preocupando em correr atrás para punir de forma mais severa mais pessoas. Não damos um passo sequer no sentido de previnir que casos como esses ocorram. Sim, é um processo de longo prazo; mas se nunca começarmos, jamais melhoraremos as condições sociais de nosso país.

Enquanto isso, enjaular 'feras humanas' é, por enquanto, mais simples. Quem sabe quando tivermos que reduzir a maioridade penal para 8 anos, não pensem em tentar, então, atacar as causas?

* * *


Achei surpreendente a posição do ministro Márcio Thomaz Bastos. Não esperava uma declaração tão sensata, tão pouco populista, em um momento de tão forte 'emoção'. Nessas horas sempre aparecem os 'ratinhos' da vida, dizendo que tem que matar esses safados, etc, etc, etc. Alguns por ignorância, a maioria por estar sob forte emoção, mas também tem aqueles que jamais vão abrir mão de nada pro próximo melhorar e, portanto, é mais fácil exterminar "o próximo" que cometa alguma barbaridade.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial