quinta-feira, abril 10, 2003

Basta!

Basta
Depois da última bomba no Rio Sul, francamente, só há uma palavra: basta! As autoridades não podem mais ficar se reunindo para aparar os efeitos desses atos. Tem que atacar as causas, já. O Rio merece.

Márcia Peltier

* * *


Senhora Peltier, lamento informar, mas combater as causas não fará a violência cessar já. Fica bonito a senhora escrever isso na sua coluna, é a vontade que seus leitores têm.

A violência que hoje chega ao Leblon, com a explosão de várias bombas, é apenas o sintoma de uma doença. Não adianta tomar um remédio que alivia os sintomas, se a intenção é curar a doença. Esta continuará a progredir até o dia em que vai te matar. É evidente que é necessário combater aos sintomas, ter ordem, sempre deixando claro que esse combate aos sintomas jamais vai curar a doença. Isso vem sendo dito há muito tempo, mas até que as bombas comecem a explodir, não acreditamos. Agora é tarde demais para curar a doença sem que ela cause grandes estragos, sem seqüelas permanentes.

Basta à violência. Basta a essa sociedade egoísta que não admite cortar na própria carne para que o próximo possa 'sair do gueto'. Basta a essa sociedade que protestou ontem quando o ministro Mantega, em um gesto brilhante, anunciou que o reajuste salarial iria beneficiais mais àqueles que recebem menos, e aqueles que recebem muito (como o próprio ministro, que recebe mais de 8 mil reais por mês) praticamente não receberiam reajuste, apenas 1,81%. Pronto, foi o suficiente para chover críticas, dizer que é um absurdo, etc...

O problema é que esses são os seus leitores, e então a senhora não diz isso. A senhora quer realmente combater as causas? Tem certeza? Sem a ilusão que "eu posso continuar sendo milionário, e ele deixar de ser miserável". Sem a velha idéia do "fazer o bolo crescer para depois dividi-lo".

* * *


A frase tá batida, mas vale: a sociedade está doente. Achamos "impressionante" as imagens dos palácios de Saddam Hussein, com um luxo impressionante, ao mesmo tempo em que o povo iraquiano passa fome; mas achamos lindo as celebridades abrirem as portas de seus palácios para a revista Caras.

BASTA!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial