quinta-feira, janeiro 30, 2003

A grande descoberta

Finalmente estão descobrindo -vide caso Silveirinha- que fiscais formam uma classe extremamente sujeita à corrupção. Fiscais sempre serão um problema. Perfeito será o dia em que não precisarmos mais de fiscais humanos. Este assunto é bem similar ao caso dos radares eletrônicos, onde alguns são contra pois não há como "comprar" o radar. E o mesmo vale pra CPMF. Ou seja, quando o fiscal (humano) não é necessário, você diminui muito as chances de burlar a lei. Isto gera grandes protestos.

Todos sabemos que "nao se deve mexer com fiscal". Basta ver que eles já foram lá no gabinete do presidente para reivindicar que sejam tratados de "forma especial" na reforma da previdência. Lógico que a "forma especial" significa a garantia de todos os privilégios que eles têm. Se achacam o presidente, não achacariam nós, meros contribuintes sem fala? Pois é...

Mas é assim que nós queremos que eles sejam: corruptos. Afinal, o que seria de nós se não pudessemos usar toda a nossa "esperteza" e nosso "jeitinho malandro" para burlar uma ou outra lei "careta"? Tipo não poder fumar "unzinho" na praia, não poder parar naquele local proibido "só por 2 minutinhos"? É tão melhor poder dar aquela famosa cervejinha para o fiscal da lei (seja ele quem for)...

Então não reclamemos dos Silverinhas! É assim que ensinamos eles a ser. É assim que queremos que eles sejam. Ah, já ia me esquecendo, obviamente, queremos que ele "roube conosco", nunca roube o nosso. Aí fica difícil mesmo.

* * *


Em junho do ano passado, época em que eu sabia muito menos português (menos ainda!) e era muito mais indignado, eu escrevi um post que fala sobre esse assunto. Sobre a necessidade que nós temos da corrupção.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial