quinta-feira, dezembro 19, 2002

190 Ineficiente

O GLOBO de hoje traz uma matéria criticando o serviço do 190 da Polícia Militar. Há pouco tempo houve um arrastão no Leblon, ligaram para o 190 avisando, porém a atendente julgou que se tratava de um engano, pois a ligação tinha sido originada de um bairro do subúrbio. Acontece que um porteiro que trabalha no Leblon estava conversando com um amigo pelo telefone e o avisou sobre o assalto. O amigo ligou para o 190 e comunicou o fato, porém nada foi feito.

*****


Nas poucas vezes (que tenham sido as últimas) que precisei usar o serviço 190, percebi que realmente é mais um setor podre da polícia. A última vez, eu estava voltando da Barra, de madrugada, quando passou por mim um carro modelo Passat andando feito um alucinado, com sujeitos com metade do corpo para fora do carro. Na mesma hora liguei para o 190 e comuniquei o fato, dando placa e descrição do veículo, e ainda avisei que eles tinham acabado de entrar no túnel em direção a São Conrado, onde há um dos 'famosos' polígonos de segurança. Muito bem, sabe o que aconteceu? Nada.
Sem dúvida que a atendente pensou que era um trote, até porque quase ninguém faz ligações desse tipo. E eu serei mais um que não farei ligações nessas situações, por ter recebido uma demonstração de total descrédito. É impossível acreditar numa polícia que não acredita no cidadão.

*****


Aliás, não é possível que seja muito complicado fazer um 190 como existe nos EUA (911) há mais de uma década. Digo, uma central de emergência, não importando se é caso de polícia, bombeiro ou ambulância.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial