terça-feira, dezembro 17, 2002

Álcool x Fumo

Por que não se faz uma campanha tão pesada contra o consumo de álcool, assim como foi feita contra o cigarro?

A campanha antitabagista dos EUA foi algo impressionante. Simplesmente que em poucos anos eles conseguiram mudar radicalmente a visão que a sociedade (de lá e, por efeito da colonização, da nossa também) tem do fumante. Hoje em dia fumar é mal visto por quase todo mundo. Ninguém gosta de estar em um lugar com alguém soprando fumaça na sua cara. Mas o que mudou? A fumaça sempre esteve lá, só que ela não incomodava como hoje. Os dentes estragados sempre estiveram lá. A mudança foi que resolveram (EUA) bater de frente com a indústria do cigarro e deram início a uma verdadeira "guerra contra o fumo". Hoje em dia, é proibido fumar em quase todos os lugares, e há a percepção da sociedade de que isso é bom.

O que falta para uma campanha tão forte ser feita contra o álcool? A violência gerada por ele está aí, os acidentes de trânsito, as brigas familiares, as cirroses, os derrames, os hipertensos etc. O número de prejuízos à sociedade é muito maior do que aqueles causados pelo fumo. E este foi vítima de um combate muito mais duro. Por que não se faz o mesmo com o álcool? A indústria de bebidas americana é muito maior que a do fumo? Não sei. A única explicação razoável que me vem à cabeça é que se trata de um problema cultural. Ainda assim, não creio que justifique os gastos -não falo somente do gasto econômico- que temos com as vítimas do álcool.

Não acho que o álcool deva ser proibido. A barreira cultural não admitiria isso, pelo menos eu acho -e tomo a mim mesmo como exemplo. Mas é necessário que haja realmente uma mudança na imagem charmosa, social e romântica que o álcool tem. Imagem esta que o cigarro também tinha e que foi enterrada justamente através dessa forte campanha.

Não estou discutindo o chopp de sexta-feira que você toma com os amigos no bar, estou discutindo a falta de consciência que a maioria da população tem a respeito do quão perigoso e maléfico é o álcool. Acham um tremendo absurdo alguém estar "chapado" de maconha, mas acham engraçado alguém caído de bêbado. É lamentável ver verdadeiros absurdos alcoólicos sendo vendidos nas "baladas", com a única função de alterar profundamente o grau de consciência da pessoa. É, sem dúvida, muito mais violento, destruidor e maléfico do que o fumo e até mesmo que algumas drogas ilícitas. Graças a essa forte campanha contra o cigarro, a maioria dos jovens não acha mais um sinal de "amadurecimento", status, ou rebeldia, puxar um cigarro para fumar. Mas ainda é muito bem visto, com direito a gracinhas e grandes recordações, os "grandes porres". Enfim, por que não lutar contra essa imagem glamourosa do álcool, assim como foi feito com o cigarro?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial