sábado, agosto 27, 2005

Mais do mesmo

Eis que Fernando Henrique Cardoso vem em defesa de Luiz Inácio Lula da Silva justamente quando, salvo alguns "lulistas" que praticam o culto à personalidade, ninguém agüenta mais a discurseira vazia e caótica do presidente.
Ao atacar Lula, FHC justifica Lula. Contradição? Vejamos. Diz o ex-presidente que "é impossível ter havido tanta coisa equivocada e ninguém ter percebido. Será que o presidente Lula nunca viu nada? Se o sujeito nunca viu nada, como pode chegar a ser presidente?" (em entrevista de quarta-feira à rádio CBN).
Ora, quando perguntado sobre seu próprio "mensalão", tão comprovado quanto o do atual governo, FHC sai pela tangente: não foi ele que pagou (nem Lula) e não sabe quem foi. Como pode, então, ter sido presidente? Foi, e por oito anos, o que, se esse é o parâmetro, dá direito a Lula de ter a mesma coisa.
Tem mais: FHC reclama que, "neste momento, estamos patinando". Não é bem assim: "estamos patinando" há dez anos e meio, principalmente nos oito anos do tucanato. É só procurar as estatísticas para verificar que o crescimento econômico nos nove primeiros trimestres com Lula (os únicos até agora medidos) foi medíocre, mas ainda assim foi superior ao de FHC no mesmo período.
Não justifica o governo Lula, mas muito menos ainda dá lustro póstumo ao governo anterior.
Bom, aí FHC vem com a história de que o PSDB precisa ter "capacidade de propor alguma coisa para o país". Como alguma coisa? Se isso é tudo o que tem a oferecer um notável sociólogo, com oito anos de Presidência e uma penca deles no Senado, então estamos ferrados.
Recuso-me a crer que o Brasil esteja condenado, nas eleições do ano que vem, a escolher entre "alguma coisa" e "mais do mesmo".
Seria de inaudita crueldade com uma população cansada de ver brotar a esperança a cada tanto apenas para derrapar na primeira curva pela mediocridade e/ou pela lama.


É isso aí.
As palavras são de Clóvis Rossi, na Folha de São Paulo de hoje.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial