sábado, outubro 23, 2004

Reconstrução de um amor

Quinta-feira de tarde, tempo chuvoso, cá estou eu no Espaço Unibanco de Cinema para assistir ao filme dinamarquês 'Reconstrução de um amor'. Sessões vespertinas em dias de semana são um show à parte; no Espaço Unibanco, numa sala de um filme dinamarquês então...a platéia é a mais espetacular possível.

Eu esperava um cinema totalmente vazio, mas não foi isso que encontrei. Até tem mais umas trinta pessoas por aqui. E que pessoas! Lógico, tem os chatos desocupados como este que vos fala, mas tem umas figuras que ganham destaque: ali na frente está um casal de sapatas velhas, velhas, pobres e feias! Muitos caras (tenho uma amiga que diz que são todos; mas eu não me incluo nessa lista, embora ela insista que sim) tem a famosa fantasia sexual de transar com duas mulheres juntas, ver elas se beijando, transando, etc. Amiguinhos, vocês já viram um casal de sapata bonitas? Imaginem, Sharon Stone casada com a Angelina Jolie? Demi Moore casada com Jennifer Connelly? Pois eu nunca vi. São sempre dois tribufus de espantar até o maníaco do parque. Sempre muito cadeirudas (já repararam? nunca entendi bem o porquê; mas são muito cadeirudas), uns óculos anos setenta, umas bermudonas de caçador de pato, enfim, fazem de tudo para ficarem as mais horrorosas possíveis -quando já nao são por natureza. Não há fantasia que resista a isso aí.

Mais à frente tem um casalzinho também bem curioso. Ela é uma menina linda, peitudíssima, deveras vulgar. Ele é um dedezinho colega de sala dela. Vieram do colégio, ou então estão matando aula no cinema -coisa que aconselho todo mundo a fazer; qualquer filme é sempre melhor que qualquer aula. Ele está de boné pra trás. Se não bastasse estar de boné dentro do cinema (não era um drive in), o boné está para trás. Eu nunca consegui entender esse boné virado para trás. Sempre achei uma estupidez sem tamanho. A aba do boné é para proteger o rosto do sol. Ao virá-la para trás, estás protegendo o quê? Aquilo mesmo? Tenho uma implicância brutal com esse bonezinho para trás. Acho que isso começou no tênis, quando o jogador quer proteger a cabeça do sol, mas não quer ter nada atrapalhando sua visão para cima (ainda que vários jogadores joguem com o boné virado para frente. Roddick é um exemplo), depois alguns copiaram sem se perguntar o que estavam fazendo -coisa tão rara! Não, não, espere, eu sei o que você está pensando: "Ah, senhor indignado, que patético! Estás com inveja do moleque!". Alto lá! Ainda que o garoto esteja dando em cima da moça insistentemente (e pagou o ingresso, pode ter certeza!), não está comendo e nunca comerá, pois o que ela quer é justamente um bebê babão doido para comê-la e ela não ceder.

Mas a presença forte na sala é realmente do pessoal da terceira idade -alguns já beiram a quarta, ou mesmo a quinta! Muitos deles mal andam, muito menos enxergam e escutam menos ainda; mas falam que é uma maravilha, sem o menor acanhamento.

Ainda estamos nos trailers. Mais uma vez passou o trailer do 'Abraço Partido', filme que passou no festival do Rio e que será lançado semana que vem no circuito. Eu verei.

Reconstrução de um amor é um filme extremamente artê, como diria minha queridíssima Marina. Artê chega a ser pouco para classificar este filme. Não sei se é filmado em câmera digital, não sei se é algum filtro especial, enfim, fato é que o filme fica com aquela imagem toda 'granulada', hoje em dia característica de filmes artês. Outra característica artê bem marcante são cenas que ficam sem som nenhum. Somente aquele tremendo silêncio, rompido por umas batidas espaçadas, mas demoradas, extremamente graves, talvez o mais grave que o sistema de áudio das salas possa atingir. A história é contada de forma não linear. É falado em dinamarquês, ou sei lá que língua estranhíssima é aquela. Todos os ingredientes para um bom filme para passar no Espaço Unibanco. Falando sério, o filme é bem interessante. Merece uma segunda ida ao cinema. Ah, sim, a atriz principal, Maria Bonnevie, é belíssima, e boa atriz.

Que barulho é esse? Está vindo de trás de mim. Gente, o que é isso? Não, não creio. Um velho dormiu e está roncando mais que Gol de suburbano com escapamento furado e aerofólio.

Acabou o filme, estou saindo da sala...escuto uma voz em tom áspero. Não entendi muito bem o que dizia. Virei-me e vi um senhor de uns 60 anos, baixinho e munido de um guarda-chuva. Passo apressado e meio corcunda. Virou-se para mim e começou a falar, ainda de modo raivoso: "Filme atrapalhado pra caralho! Não chega a conclusão de porra nenhuma!".

***


Apesar de aumentar o aspecto 'meu querido diário', coisa que acho horrível, começarei a colocar posts direto do palm aqui nesta página, só adicionando ou modificando pequenos detalhes. Há um grande aumento na agilidade.

***


Gostaria de compartilhar com vocês um achado. Navegando por aí, descobri esse blog. É bastante divertido. Um garoto de 16 anos, chato, azul, morador do Rio de Janeiro e quase magro. Um pequeno indignado. Brincadeiras à parte, o blog dele é divertido. Vale a pena visitar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial