terça-feira, dezembro 16, 2003

Pegaram o mau velhinho

SaddamO mundo é um lugar melhor para se viver sem você, sr. Saddam. Assim disse George W. Bush. O fim do regime de Saddam foi excelente para o povo do Iraque, que se viu livre de um tirano, sanguinário, que matou mais de um milhão de pessoas e fez com que mais de 3 milhões se exilassem; mesmo durante esses quase 13 anos de embargo, vivia numa riqueza desproporcional à miséria de seu país. Enfim, o Iraque se viu livre de um sujeito realmente mau.

Mas a pergunta é: o mundo de fato ficou um lugar melhor para se viver agora? A operação para retirada deste tirano (reparem, já não se fala mais nais tais armas de destruição em massa!) fez com que o mundo ficasse um lugar melhor e mais seguro? A política externa americana está tornando o mundo (inclusive os EUA, sim, eles fazem parte do mundo!) um lugar melhor? Creio que não.

* * *


Como bem disse Michael Moore em sua página, os EUA adoram brincar de Dr. Frankenstein. Criam seus próprios monstros. Michael Moore só se esqueceu de citar o único monstro que até hoje atacou o criador, Bin Laden. Este ainda está livre. Vamos ver qual será o próximo monstrinho que será criado no Iraque. Afinal, é consenso que aquilo não pára de pé com gente sem 'pulso firme'.

* * *


Logo após o anúncio da captura do ex-ditador iraquiano, George W. Bush, em um pronunciamento na Casa Branca, garantiu que Saddam será julgado de forma justa. Também avisou ao povo iraquiano que eles estão livres para sempre de Saddam. Isso significa que Saddam ou ficará preso para sempre ou será morto. Teoricamente, em um julgamento justo, há a possibilidade de uma pena 'pequena', ou até mesmo de absolvição. Não, dr. Frankenstein?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial