quarta-feira, maio 21, 2003

Futebol é suspenso no Brasil

O Clube dos 13 e a CBF anunciaram no início da noite desta terça-feira que o Campeonato Brasileiro está suspenso. A alegação: a impossibilidade de cumprir boa parte dos itens do Estatuto do Torcedor, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quinta.

Folha de São Paulo

* * *


Ontem, na surdina, reuniram-se na CBF o clube dos 13, o senhor Ricardo Teixeira e representantes da Rede Globo de Televisão. Nesta reunião foi decidido paralizar o futebol brasileiro, pois seria impossível cumprir o estatuto do torcedor. Estatuto este que visa moralizar o futebol e transformar, finalmente, o torcedor que vai ao estádio em um consumidor de um produto. É um absurdo o que houve ontem. A Rede Globo de Televisão, que sempre cobrou por moralidade no futebol, ontem acobertou esses bandidos que comandam alguns dos clubes brasileiros.

O principal argumento que eles estão usando é que o presidente do clube mandante de um jogo seria o responsável civil por qualquer acidente que ocorra durante o evento, num raio de até 5km. Ora, não é bem isso que diz o estatudo, segundo o qual, o clube mandante é responsável caso seja comprovado que houve negligência no caso.
Este fato finalmente vem deixar claro quem deve ser processado quando um torcedor vai a um estádio e a arquibancada cede, como ocorreu no Maracanã na final do campeonato brasileiro entre Botafogo x Flamengo. Ora, meu caro, se você compra o ingresso para um evento e um acidente ocorre, você deve processar justamente o organizador do evento.

O importante é o seguinte, esse fato está sendo usado para tentar barrar um estatudo que pretende acabar com uma série de mutretas. De acordo com a nova lei, é obrigada a divulgação completa do borderô em todos os jogos, os árbitros serão sorteados, os dirigentes podem ir até mesmo para a cadeia caso haja má gestão do dinheiro, e assim por diante. Esses são os verdadeiros problemas. Mas estão criando um tumulto em relação à vírgula da lei. Pasmem, um dos argumentos é que não conseguiriam colocar uma ambulância para cada 10 mil torcedores. Que palhaçada!

* * *


Se estivéssemos em um país sério, você, caro leitor, processaria o seu clube caso você tivesse comprado ingressos antecipados por carnê. Processaria a Rede Globo de Televisão, caso tivesse comprado o pay-per-view e assim por diante.

É revoltante o que ocorreu. Revoltante ver que, assim como em diversas outras áreas de nossa sociedade, os dirigentes bandidos lutarão até o fim contra qualquer tipo de organização, pois roubam justamente graças à falta de transparência, à desorganização que impera hoje no maior futebol do mundo, que poderia ser, caso fosse bem explorado, o maior campeonato de futebol do mundo.

O que está havendo é que oito clubes se reuniram e decidiram descumprir uma lei! Sim, você não entrar em campo neste final de semana já é um ato contra a lei que está em vigor. Portanto, já caberia sim punições a quem descumprir a lei. Ontem foi promulgada uma lei (que estava sendo discutida há mais de um ano e meio) e, no mesmo dia, algumas pessoas já falaram oficialmente que não a cumprirão.

Lamentável...Esperamos já por uma posição dura do Governo, que não pode recuar nesse assunto.

* * *


De fato, podem anotar: vai haver a rodada do final de semana. O que está havendo é uma tremenda chantagem ao Governo Federal. O que eles querem é que o Governo Federal recue (como se o governo pudesse cancelar, agora, uma lei que já está em vigor) e discuta alguns pontos (esteja certo que não é o referente às ambulâncias). Chantagem essa, acobertada pela Rede Globo.

Ou os senhores acham que os representantes da Rede Globo teriam ido à reunião e saído de lá como saíram, caso houvesse alguma possibilidade do compromisso que os clubes têm com a emissora não ser cumprido? Não se esqueçam que a televisão é hoje a principal fonte de renda dos clubes.

É importante que a Rede Globo se posicione oficialmente contra essa atitude absurda de meia dúzia de dirigentes-bandidos, inclusive com a cobrança das multas referentes ao descumprimento do contrato.

* * *


Ah, podem me acusar de crer em teorias conspiratórias, mas não se esqueçam que a Rede Globo anda muito mal das pernas e está implorando por ajuda do Governo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial