quinta-feira, novembro 14, 2002

Fumo ao volante

Ontem o Senado aprovou a proibição de fumo ao volante. As alegações para tal proibição são que além do motorista ter que tirar uma mão do volante para "manipular" o cigarro, caso uma brasa caia no motorista, este instintivamente tentaria se "livrar" da brasa que o estaria queimando e, com isso, acabaria tendo sua atenção desviada.

Todos sabemos que cigarro faz mal à saúde e que devemos evitar distrações ao volante. Mas, cá entre nós, essa lei não cheira bem. Será apenas mais um instrumento para policiais corruptos achacarem motoristas, e, principalmente, uma forma a mais de se arrecadar com multas. Todos sabemos que boa parte dos acidentes de trânsito é causada por motoristas estressados. Isso quando estes motoristas nervosinhos não causam crimes, como no caso da menina Tainá. Mas, onde quero chegar? Bem, proibindo o fumo ao volante, não estariam as autoridades contribuindo para um aumento no número de casos de violência no trânsito, tendo em vista que os motoristas fumantes, impedidos de fumar, ficariam mais nervosos, etc?

Enfim, sendo a lei bem intencionada ou não, meu ponto de vista estando certo ou não, uma coisa eu creio que todos concordam: Ninguém vai deixar de fumar ao volante por causa dessa lei. Assim como ninguém deixa de falar no celular, quando dirigindo, por causa da lei. Quem não fala é porque tem consciência que aquilo vai desviar sua atenção e botar em risco a segurança.

*****


Em plena transição de governo, com tantas coisas para serem debatidas, tantas reformas que podem ser aprovadas , esses digníssimos senhores deveriam se preocupar com coisas mais importantes do que proibir fumo ao volante e data da posse do presidente eleito. Chega a ser ridículo.

*****


Já que o assunto é política: Impressionante a reação que a Globo está tendo nesse caso do PRONA. Refiro-me à denúncia que o PRONA cobra para que as pessoas se candidatem pelo partido -o que não é ilegal. Ontem, no Jornal da Globo, o apresentador deixou claro que: "A atitude do PRONA não é ilegal, mas é imoral".

Se a Globo resolver fazer todo esse estardalhaço por tudo que for imoral, além de não sobrar espaço na programação para mais nada, eles teriam sérios problemas internos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial