sexta-feira, maio 03, 2002

Anti-pirataria

Antes de fazer campanhas contra a pirataria de softwares as empresas que os produzem deveriam tomar vergonha na cara e tratar o consumidor brasileiro com respeito.
Nos USA você paga (vamos supor) 40 dólares em um jogo...(o que para início de conversa não representa o mesmo que 90 reais em um orçamento familiar aqui no Brasil) recebe o jogo, um manual de qualidade (completo, bem feito, etc.) e recebe suporte de graça por telefone, etc...

Aqui no Brasil a situação é a seguinte: os jogos chegam com 2, 3 meses de atraso, são pessimamente traduzidos e os manuais chegam uns livretos mais mal traduzidos que os jogos e totalmente incompletos. Sem contar que hoje em dia estes jogos são todos fabricados aqui e portanto não há razão para custarem tão caro. Suporte por telefone é uma piada também (assim como qualquer serviço de suporte no Brasil).
Sem falar nas atualizações e correções dos jogos que são colocados a disposição do público após o seu lançamento e que nunca são em português (que quando se tornam disponíveis, demora mais uns 3 meses)...

Se for para ter que esperar 3 meses pra poder comprar um lixo destes por quase 100 reais, quem vai resistir em pagar 10 reais para um pirata e receber o jogo no dia seguinte do seu lançamento, na língua original (sem as traduções podres), etc...?

Óbvio que é muito mais fácil falar que o povo brasileiro não é civilizado e outras coisas do tipo, do que repensar a política destas empresas por aqui.
Será que se eles oferecerem um produto decente por um preço justo (que eles podem praticar pois nada mais é importado) as pessoas não comprariam os originais?
Sou contra a pirataria mas sou a favor de pagar por um produto decente e não ser tratado como um povo que 'pra eles esse lixo aí está bom'.

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