sexta-feira, maio 03, 2002

Rio pode ter marcha pró-maconha no sábado


Só mesmo tamanho absurdo para tirar o Sr. Indignado de seu repouso semanal. Vamos aos comentários:


Matéria do O Globo de hoje:

O Rio pode sediar no próximo sábado, pela primeira vez, a Marcha Mundial da Maconha (Million Marijuana March), que acontece simultaneamente em mais de 192 cidades, desde 1997 em diferentes países. O evento está previsto para começar às 15h, na Praça Nossa Senhora da Paz. O fim da marcha será no Posto Nove, em Ipanema.

— Escolhemos o Posto Nove por que é um lugar identificado com a repressão ao usuário. Não esperamos muitas pessoas, mas o suficiente para organizarmos a marcha do próximo ano — disse a organizadora da marcha, uma psicóloga portuguesa de 25 anos, que pediu para não ser identificada. (...)


O local foi o mais perfeito possível. Não por essa imbecilidade de dizer que lá rola repressão ao usuário mas sim porque:
1- É na Zona Sul. Sim, se essa maravilhosa marcha fosse organizada em Ramos teríamos meia dúzia de adeptos.
2- Só mesmo em Ipanema para esses safados fumarem maconha na frente de todo mundo, sem serem importunados (sim, não existe repressão no posto 9 ao contrário do que diz essa senhorita. Houve um dia e aí foi escândalo digno de sair matéria no Jornal Nacional. Afinal, não podem reprimir o uso de maconha ali pois vão flagrar vários globais como Miguel Falabela e outros...).

(...)O deputado federal Fernando Gabeira (PT) disse apoiar o ato, mas se mostra cético em relação à participação do público:

— Vou passar lá para me colocar à disposição no que for possível. Já participei de marchas semelhantes em Londres. Mas acho que no Brasil ainda temos dificuldades para promover esses protestos de rua por que ainda trabalhamos com temas delicados como a repressão ao consumo. Mas a iniciativa é válida.


Esse Senhor Fernando cada dia que passa está mais triste...
Prega que o mundo seja composto por viados e maconheiros que fiquem circulando de sunguinha de croché que nem ele.
Não me interessa se ele fez isso contra a ditadura mas um cidadão seqüestrador não poderia ter o espaço na sociedade que esse senhor tem.

- "Nossa Senhor Indignado, você é contra o uso da maconha? Todo mundo usa, reprimir é pior. Legaliza logo pois assim teremos a venda controlada e acabaremos com o tráfico."

Santa ingenuidade. Todo mundo quem cara-pálida? Isso é o que a mídia em geral vende porque nesse meio sim, todos usam. Mas daí a dizer que o povo todo usa, vai além de burrice, é má fé mesmo.
Em relação a legalizar essa droga, devemos estar ciente do seguinte, não é porque não estamos conseguindo combater uma coisa que devemos aceitar essa coisa como normal e até mesmo legal. Não estamos conseguindo controlar tantas coisas, vários crimes e por isso devemos legalizar todos os crimes que não conseguimos combater?

- "Mas não é assim Senhor Indignado, quem usa maconha não é criminoso!!! São pessoas de bem! São pessoas de família."

Não é porque são filhinhos de papai que não são criminosos. A partir do momento em que a maconha é ilegal (e deve ser), o seu uso tem que ser pois caso contrário será uma total contradição da lei. E essa conversinha de fins terapeuticos é para boi dormir. Se realmente ela tem alguma utilidade medicinal, que se extraia o componente que faz bem e façam um comprimido com essa substância.

- "Mas senhor Indignado, se a maconha deve ser ilegal porque faz mal, o alcool e cigarro também devem ser já que fazem muito mais mal!"

Álcool e cigarro já fazem parte da cultura de nosso povo. Não seria com uma canetada que você iria coibir o seu uso, até porque você tem milhares de empregos nessas industrias, etc... Maconha não faz parte da nossa cultura (pelo menos nós que não somos Globais) e portanto a repressão ao uso se torna muito mais fácil. Não podemos deixar que uma droga, algo que faz mal pra saúde vire parte de nossa cultura. Óbvio que se tivéssemos como parar com o uso de álcool e cigarros de uma hora para outra, seria espetacular, mas isso não existe. Nestes casos é muito mais complicado diminuir o uso e é um problema que deve ser resolvido a longo prazo através de conscientização (e outras medidas para dificultar a venda como coibir propagandas, aumentar os impostos sobre estes produtos, etc...) que essas substâncias fazem mal e certamente isso já melhorou muito. Hoje em dia não é mais bem visto aquele cidadão que fuma. Não é mais 'moderninho' fumar. E não podemos em hipótese alguma repetir o mesmo erro que cometemos com o cigarro/álcool a décadas/séculos atrás, desta vez com a maconha.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial