terça-feira, abril 09, 2002

Câmeras nos vôos

WASHINGTON - Os pilotos das companhias aéreas americanas terão uma tarefa adicional durante os vôos: ficar de olho num terminal de TV, vendo imagens colhidas por câmeras minúsculas que registrarão os movimentos dos passageiros. A JetBlue Airways foi a primeira a instalar esse novo sistema em sua frota. Delta, United e American serão as próximas. Até o fim do ano, todas o utilizarão. Os novos aviões sairão das fábricas com o equipamento, que representa um custo extra de US$ 50 mil por jato.

J. Meirelles Passos



Agora, as perguntas: Em que isso adianta? O que um piloto de posse da informção que seu avião está sendo seqüestrado pode fazer? Caso o seqüestrador esteja com reféns, o piloto não vai atender as ordens dos seqüestradores? Vai assistir pela sua TV de 50 mil dólares refém por refém sendo assassinado? Até 11 de Setembro os seqüestros de aviões não eram com intenção de usar o avião como arma e sim como meio de se conseguir alguma coisa - verdade que já haviam ocorrido tentativas frustradas de se usar um avião como arma...mas a maioria esmagadora das vezes não foi este o propósito do seqüestro -.
Em um jato com 300 passageiros, vale a pena o piloto assistir pelo seu monitor, os passageiros (que confiaram sua segurança aos pilotos) sendo assassinados mesmo que a intenção do seqüestrador fosse apenas desviar o vôo para um outro destino?!
E se o seqüestrador apresentar uma possível bomba? O piloto não vai abrir a porta do cockpit ou atender suas ordens e botar em risco todos ali dentro?
Me pergunto até que ponto isso não é apenas uma "resposta" (mesmo que sem resultado prático algum) para o clamor por ações anti-terrorismo.
Muito mais importante do que isso (e com resultados melhores) é investir na prevenção. Previnir que os passageiros tenham acesso à armas uma vez dentro dos aviões. Impedir que bombas sejam embarcadas, etc...

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial