segunda-feira, junho 10, 2002

Liberdade de Imprensa

Tim Lopes - 4KbOntem ficou confirmada a morte do repórter da Rede Globo, Tim Lopes. O repórter foi torturado e assassinado por traficantes do complexo do alemão após ter sido pego em um baile funk com uma micro-câmera gravando imagens que denunciariam a venda de tóxico e sexo (inclusive com crianças) no baile.

É lamentável o ocorrido, lamentável também foi a hipocrisia que atingiu a imprensa em geral que agora se diz ‘amordaçada’ pelo crime. Que este fato põe em risco a liberdade da imprensa, estamos virando uma Colômbia, etc...

Não sejamos hipócritas. Levantaríamos as mãos aos céus se o grande problema de ‘censura’ da imprensa fosse contra traficante do morro do alemão! Quem dera...
Experimente algum repórter fazer uma reportagem denunciando todos os podres do Sr. Antônio Carlos Magalhães. Tente um repórter fazer uma reportagem acabando com o Sr. Sarney. Ouse um repórter mostrar as falcatruas da digníssima empreiteira Odebrecht! Estarão na rua e não conseguirão emprego em mais canto algum.

Esta sim é a verdadeira mordaça da imprensa. São os grandes criminosos. Não um Alemão ou um Fernandinho Beira-Mar. Esses são figurinhas descartáveis, figuras menores com um poder ridiculamente localizado.

Infelizmente, não divulgar matérias denunciando os grandes criminosos da nação (mas poder divulgá-las a qualquer momento), é justamente o que dá o poder fantástico que a imprensa tem. Ter estas reportagens ‘na manga’, dá a qualquer grande órgão de comunicação um incrível poder de barganha com estas figuras. Inclusive podem ser usadas para evitar que denúncias contra o próprio órgão não sejam divulgadas.

Isto sim é grave! A auto-intitulada guardiã da voz da sociedade, a imprensa, ser combinada com o crime. Não o crime da esquina, mas o dos grandes ‘palácios do poder’.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial